Gabriel Diniz: Condições meteorológicas e erro do piloto levaram à queda de avião

O cantor Gabriel Diniz, do hit “Jenifer”, morreu em um acidente com uma aeronave no município Estância (SE) em maio de 2019. Ele tinha 28 anos e estava vivendo o melhor momento de sua carreira na música.

Além de Gabriel Diniz, também morreram no acidente, os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias. De acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) na hora do acidente apenas Xavier estava pilotando a aeronave e teria tomado atitudes consideradas erradas durante a operação da Piper Cherokee PT-KLO.

Segundo o relatório da FAB divulgado na quinta-feira (29), o piloto não avaliou corretamente os parâmetros para a operação da aeronave e decidiu prosseguir com o voo, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis.

A conclusão final do relatório do Cenipa é de condições meteorológicas adversas, somadas à atitude e indisciplina de voo causaram a queda da aeronave que transportava o cantor.

A  queda da aeronave foi registrada no Povoado Porto do Mato, na região de manguezal, no município de Estância, em Sergipe, no dia 27 de maio de 2019. 

Aeronave de Gabriel Diniz não estava com radar meteorológico

De acordo com o relatório do Cenipa, a aeronave que transportava Gabriel Diniz, fabricada em 1974, estava sem equipamento de radar meteorológico e, além disso, não tinha autorização para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), e por isso, era autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) somente a operar em Condições de Voo Visual (VMC).

O piloto Linaldo Xavier era um profissional experiente com 83h50m de voo e sua habilitação de Avião Monomotor Terrestre (MNTE) era válida. Apesar disso, deveria somente realizar o voo em rota e condições estritamente visuais.

Com a conclusão das investigações, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou o proprietário da aeronave, o Aeroclube de Alagoas.

A carreira de sucesso de Gabriel Diniz

A música “Jenifer”,foi um dos maiores hits do carnaval de 201, marcando o auge da carreira de Gabriel Diniz. Antes, o cantor havia emplacado outros sucessos como “Paraquedas”, ao lado da dupla sertaneja Jorge e Mateus; e “Acabou, acabou”, com o amigo Wesley Safadão.

De acordo com o portal G1, o pai do cantor, Cizinato Diniz, disse que sua maior tristeza é ver a cama do filho vazia. “É passar no quarto ver a cama vazia, isso  é terrível”, disse ele.

Gabriel Diniz nasceu em Campo Grande (MS), mas cresceu em João Pessoa (PB), onde vivia com a família. Durante sua vida, realizou vários shows e participou de programas de televisão. “Jenifer” ainda era uma das músicas mais toadas na rádio na época em que morreu vítima da queda da aeronave.


Postagem Anterior Próxima Postagem