Ernesto Ríos ministrará oficina de muralismo em Porto Rico

O artista mexicano Ernesto Ríos foi convidado pelo governo autônomo de Cayey em Porto Rico, presidido pelo prefeito Rolando Ortiz Velázquez, para ministrar uma oficina de muralismo, com o objetivo de promover o muralismo e formar muralistas capazes de composição e técnicas plásticas para a elaboração de murais duráveis ​​e de qualidade artística. Junto com Ríos, também o muralista e criador da nova tendência do século XXI, o mestre Gonzalo Tayo Silva “Gotasi”, também viaja a Porto Rico, para dar um workshop sobre o piramidismo cromático no mundo.


O projeto consiste na realização de obras de arte alusivas à cultura e história de Cayey em uma parede 611, em quatro fases de 150 pés cada, localizada somente na escola Gerardo Selle, rodovia 184 no bairro Guavate de Cayey.


Por esta razão, Ernesto Ríos viajará para Cayey a convite do prefeito e da artista, pintora, cantora e também muralista Sheila E. Ríos, coordenadora deste grande trabalho, para que com a direção de Ríos os alunos, professores e profissionais das artes plásticas em um intercâmbio cultural educacional entre, Porto Rico, Equador e México.


Vale ressaltar que o mestre Ernesto Ríos é um pintor muralista, escultor, escritor e compositor mexicano nascido nas fileiras dos “Fridos” de Rivera, Siqueiros e Orozco. Possui 38 exposições individuais e mais de 200 exposições coletivas em todo o mundo. Ele fez mais de 40 murais decorativos e 42 murais históricos e educacionais, bem como várias esculturas monumentais, sendo ao mesmo tempo um retratista de inúmeros bustos e corpos completos em bronze de figuras históricas e vários milhares de retratos a óleo.


Recebeu o Recorde Mundial do Guinness em Mazatlán por ter feito o maior mural do mundo no Centro Internacional de Mazatlán, a filigrana andaluza na Espanha, O Beija-flor de Ouro na Colômbia, a medalha Grano de Oro, a medalha Rotary Paul Harris, na noite de os sóis. Duas das suas obras encontram-se no Palácio Nacional por encomenda do Presidente da República. Mais de 100 reconhecimentos e 12 homenagens foram feitos a ele na Colômbia, Peru, Cuba, Venezuela, Espanha, Brasil e México; além de prêmios, distinções, medalhas, prêmios e medalhas. Suas coleções de obras estão na Colômbia, Brasil, Chile, Peru, Venezuela, República Dominicana, Argentina, Cuba, Espanha e Estados Unidos.


Professor oficinista por mais de 20 anos em importantes workshops e museus, Conferencista, Júri de Competições, Artista Embaixador do México na Colômbia e Espanha.


Criador da Organização Mundial de Artistas Integrados OMAI em 2012 que é composta por 22 países e criador e Diretor da Galeria OMAI.

Postagem Anterior Próxima Postagem