Dia Mundial da Fotografia: saiba como surgiu a data comemorada em 19 de agosto

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto. A data carrega uma grande importância por lembrar o trabalho de fotógrafos, tanto amadores quanto profissionais, porque fotografar é algo que está ao alcance de todas as pessoas nessa época em que vivemos, onde a tecnologia está ao alcance de todos.

A fotografia é considerada uma das invenções mais extraordinárias da história do mundo e conseguiu revolucionar a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como aconteceu com a cultura, a economia, as artes etc.

No Dia Mundial da Fotografia são realizadas palestras, workshops e várias outras atividades ligadas ao ato de fotografar. A fotografia é considerada uma expressão artística, além de servir para guardar momentos importantes da vida pessoal ou profissional.

Além da data mundial no mês de agosto, o Brasil ainda comemora o Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo em 8 de janeiro.

 

Como surgiu o Dia Mundial da Fotografia

A data de 19 de agosto foi escolhida como o Dia Mundial da Fotografia em homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi nesse dia, em 1839, que a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente a nova invenção.

O aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), criador da héliographie alguns anos antes.

Também no ano de 1839 foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens. Seu inventor foi William Fox Talbot (1800-1877). Por causa dessas fantásticas invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.

Foto: Pixabay

Postagem Anterior Próxima Postagem