Espanhol Arroyo Ceballos expõe em Nova York

O criador multidisciplinar espanhol apresenta, como artista convidado, oito obras pictóricas no meio de Manhattan dentro do lançamento do Piramidismo Cromático cujo expoente máximo é o mestre equatoriano GOTASI

 

Foi inaugurada no Consulado Geral do Equador, em Nova York, o lançamento da exposição de Piramidismo Cromático naquela cidade com o apoio de diversas empresas, mídia e instituições, entre as quais destaca-se a Walking Through Art Corp, cuja direção está a cargo de Carol Chacón, bem como o Governo da República do Equador representado por seu Cônsul. Tem curadoria de Javier D. Flores, Gerente Cultural na cidade de arranha-céus, e tem sido assistido entre outros pelos Cônsules de Queens, Argentina, República Dominicana, Salvador e Panamá. Também Carmen Velázquez, Chefe de Justiça da Suprema Corte do Estado de Nova York.

O Piramidismo Cromático é uma nova corrente pictórica com uma forma muito característica de entrelaçar pinceladas, linhas e cores, criando tecidos de formas inconfundíveis, que não só podem dar um realismo, surrealismo ou abstração; mas eles podem alcançar o hiperrealismo retomando os planos, volumes, vibrações, ritmos, estáticas e movimento sempre preservando esse caráter piramim e cromático escalonado e, claro, seu tecido peculiar de fios cromáticos intervindo de uma forma muito especial a "vibração" e o movimento dos elementos.

Francisco Arroyo é o precursor e referência europeia desse movimento ao qual também podemos acrescentar o autor de Martenho José Domínguez Hernández.

Arroyo apresentou nesta exposição oito trabalhos-esboço sobre um estudo do movimento na abstração.

Também expõe artistas da Coalizão Latino-Americana de Consulados, pertencentes a esse movimento.

Deve-se notar que recentemente um artigo completo foi dedicado ao artista plástico cordobano no conhecido jornal Equador News, um dos mais proeminentes jornais de língua espanhola nos EUA com mais de 27 anos de experiência, com sede em Nova York e divulgação nacional em cidades como Miami, Nova Jersey, Connecticut, Chicago, Minneapolis, e na revista de língua espanhola New York "Leaving a Mark".

Arroyo tem uma trajetória reconhecida endossada por mais de cento e cinquenta exposições, trabalhos em museus e instituições de 12 países, mais de trinta livros de arte e poesia publicados e nomeados membros da Asoc. A International Art Critics AICA prepara neste momento a edição "Arte Espanhola", referência da arte atual em nosso país cujos prólogos são assinados por José Gabriel Astudillo López (Presidente da Associação Espanhola de Pintores e Escultores AEPE) e Miguel Ángel Chaves Martín (Presidente da AICA Espanha / Associação Espanhola de Críticos de Arte).

Postagem Anterior Próxima Postagem