Mexicano Carlos Arango CLOS recebe homenagem no Brasil por trajetória internacional

O artista plástico mexicano Carlos Arango CLOS é um dos nomes confirmados para a edição 2022 do Catálogo Internacional de Artes Plásticas e Fotografía, organizado pela OCBAL – Organização Cultural Brasil América Latina sob a coordenação do jornalista e gestor cultural Antonio Marques, reconduzido à presidência da entidade cultural e artística para seu segundo mandato.

Carlos Arango também recebe o Certificado de Reconhecimento Internacional da OCBAL por sua destacada trajetória nas artes plásticas representado seu país através de suas obras.

“Temos a honra de poder homenagear esse grande artista mexicano através de nossa organização. Suas obras em nosso catálogo enriquecem ainda mais esse trabalho de apoio à arte e cultura mundial. Carlos Arango CLOS é, sem dúvidas, um artista único, dono de um estilo incomparável”, disse o presidente da OCBAL, Antonio Marques.


Trajetória

Nascido em Ocotlán de Morelos, Oaxaca, em 10 de setembro de 1970. Localizado a 30 km da capital oaxácana. De pais de origem camponesa, filho mais novo de 9 irmãos. Ele é órfão de sua mãe aos 11 anos, um duro golpe que o fez perder o interesse pelos estudos, apesar de todo o apoio de seu pai e irmãos que não era suficiente e com dificuldades ele conseguiu terminar o ensino médio. Seu refúgio: um caderno que ele conseguiu encher de quadrinhos, uma experiência que o encheu de felicidade e orgulho.

Aos 15 anos, ele emigrou para a Cidade do México com um emprego como entregador de drogas na colônia da Condessa, depois de alguns anos essa atividade lhe deu o impulso de iniciá-lo no comércio de forma independente. Ao retornar à sua Oaxaca natal, ele se aventurou em alguns negócios alcançando estabilidade econômica.

Ele chega à Casa da Cultura a convite de um sobrinho (GUTY), onde começa a fazer cursos de pintura, despertando o amor pela cor que já existia nela. Os cursos duram aproximadamente um ano e depois montam seu próprio estúdio. E é aí que a busca por seu próprio estilo e desenvolvimento da técnica começa de forma autodidata, fortemente influenciada pelos americanos Jean-Michel Basquiat e Jason Pollock.

Sua técnica, expressionismo figurativo. Seu trabalho é em grande formato.  Presente em diferentes países com seu trabalho como Espanha, França, EUA, Colômbia; com vários projetos com mais de 16 anos de experiência.

Postagem Anterior Próxima Postagem