Fotografando a Selva Maia

 

A fotógrafa de natureza e cultura de renome internacional Dianne Hofner Saphiere há muito tempo ocupa um lugar especial em seu coração para a floresta tropical maia. “A civilização maia foi o império mais deslumbrante da Mesoamérica pré-colombiana. Seu impressionante estilo arquitetônico era de harmonia com a natureza. Ao escalar suas pirâmides, plataformas imponentes e palácios lindamente ornamentados, você verá a vastidão verde do dossel da floresta tropical. Sob esse dossel, trepadeiras da selva e raízes de árvores se entrelaçam e até crescem das rochas que compõem as estruturas. A área é uma festa para os olhos e um deleite para a alma!”

Hofner Saphiere viajou recentemente para a Reserva da Biosfera Calakmul, designada pela UNESCO, um destino criticamente ameaçado localizado no estado de Campeche, a apenas 35 km da Guatemala, a maior reserva florestal do México. Compreende 723.185 hectares de terras protegidas com as ruínas de cidades maias abandonadas por volta de 900 dC.

Calakmul foi um importante centro de poder maia com mais de 6.750 estruturas construídas em 20 km2. Era uma verdadeira cidade urbana, com uma densidade populacional de 1.000/km2. Sua grande pirâmide tem 45 metros de altura e cobre 2 km2. A área abriga mais de 200 espécies de árvores, 300 espécies de aves e quase 100 espécies de mamíferos, incluindo onça, puma, javali, jaguatirica, margay, onça-pintada, bugio, macaco-aranha e anta.

A quarentena durante a pandemia de COVID nos mostrou a rapidez com que a natureza recuperou nossas cidades temporariamente abandonadas, com fotografias de animais selvagens vagando pelas áreas urbanas fascinantes e divertidas para aqueles de nós presos. Antigas cidades maias como Calakmul nos mostram como a natureza pode recuperar completamente até mesmo os cenários mais urbanos”, explica Hofner Saphiere.

O fotógrafo também visitou os 85.000 m2 Kohunlich, mais perto de Belize, que inclui 200 montes em grande parte não escavados e o Templo das Máscaras, construído em 500 dC. C., uma pirâmide cuja escadaria central é ladeada por enormes máscaras de estuque. A cidade foi projetada para canalizar a drenagem em um sistema de cisternas e um enorme reservatório para coletar a água da chuva. Durante a viagem, ela e seus companheiros de viagem avistaram 111 espécies de aves.

Apoie o trabalho desta incrível artista comprando seu trabalho ou entrando em contato com ela através do Facebook: Thru Di's Eyes Photography (https://www.facebook.com/ThruDisEyes) ou seu site, (https://www.thrudieyes.com) ou entre em contato com ela através do Instagram (https://www.instagram.com/thrudiseyes/).

Postagem Anterior Próxima Postagem