Arte e história nas obras de Aida Omaja

As obras da artista plástica colombiana Aida Orrego Omaja ganham destaque pela forma como são produzidas. Ela consegue reviver a história de tempos distantes através da criatividade e curiosidade pelo passado de sua gente.

"O meu trabalho artístico é uma homenagem ao pensamento, à natureza, à vida e à liberdade. Sou inspirada pela arte aborígene e pelo universo. Eu tenho meus próprios códigos para me expressar visualmente. Na minha busca, persiste o interesse pela vibração da luz e da cor, assim como pelos símbolos, tive reconhecimento com meu trabalho", conta a artista da Colômbia.

Aida Omaja estudou Belas Artes na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, e tem uma trajetória de grandes realizações nas artes plásticas tendo como principais atividades a escultura, pintura, cerâmica, design gráfico e desenho. 

"Sou fã de astronomia e construção, aprendi sobre estruturas de concreto armado, construções técnicas para aplicar esse conhecimento na instalação de minhas esculturas monumentais', conta ela destacando que foi convidada e selecionada para realizar projetos artísticos em seu país. Ela ainda destaca quais são os materiais que mais gosta de usar para criar suas obras.

"Meu material favorito é a pedra. Também uso reciclados para ajudar o meio ambiente. A minha frase: De nada serve o ouro, enquanto o Planeta morre... Sou da Huíla onde fui reconhecido pelo meu trabalho Investigativo e Artístico. Gosto de viajar e aprender sobre muitas culturas", conclui a artista da Colômbia.

Reconhecimentos internacionais

Em seu país, Colômbia, Aida Omaja sempre recebeu reconhecimentos por suas obras, participações em exposições e outros eventos artísticos e culturais. Esse ano foi premiada duas vezes no Brasil com o Certificado de Reconhecimento Internacional OCBAL 2022 e o Prêmio Gente de Expressão do Portal Mundo Latino.

A artista também participou da edição deste ano Catálogo Internacional de Artes Plásticas e Fotografia da OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina) que reúne artistas e fotógrafos de vários países para mostrar suas obras e suas respectivas trajetórias.

Postagem Anterior Próxima Postagem