Ileana Cubero e a magia de ensinar arte na Costa Rica

A artista plástica Ileana Cubero Aguilar tem uma trajetória de sucesso no mundo das cores, mas nunca deixou de lado o ofício de ensinar e preparar pequenos novos artistas na Costa Rica, um dos países mais bonitos da América Central que atrai turistas de vários lugares do mundo.

Ileana Cubero foi homenageada no Brasil com o Certificado de Reconhecimento Internacional OCBAL 2022 por sua trajetória e apoio aos artistas dentro e fora da Costa Rica.

Trajetória

Ileana Cubero Aguilar nasceu em El Carmen, San José, Costa Rica, em 10 de junho de 1962. É graduada em Educação com ênfase no ensino das artes plásticas com grande reconhecimento na Costa Rica.

Estudou na Universidade Nacional, na Universidade da Costa Rica, na Universidade Continental de Ciências e Arte e na Universidade de Ciências e Artes da Costa Rica. Foi graduada com Menção Honrosa em 2007.

Trabalha no Ministério da Educação Pública há 33 anos, como professora de Artes Plásticas. Atualmente dedica parte de sua vida à criação de obras de arte e continua a ensinar artes visuais para crianças em instituições privadas e públicas e diferentes comunidades do país com diferentes oficinas artísticas.

Fundou o Instituto Nacional de Artes (INARTES), em 2005. Expôs suas obras de arte em vários países, representando a Costa Rica: Peru, Argentina, Equador, Chile. Panamá, Nicarágua, México, Miami, Atlanta, Califórnia, Houston, Canadá, França, Paris, Espanha, Itália e Suíça.

A artista da Costa Rica participou de 45 Exposições Individuais e 90 Exposições Coletivas a nível Nacional e Internacional.

Ileana Cubero caracteriza-se pela aplicação de técnicas inovadoras em estilo próprio, utilizando acrílico, óleo, aquarela e técnicas mistas com espátula e principalmente texturas.
Como professora desde 1980, tem desenvolvido um trabalho educativo descobrindo talentos, competências e capacidades manuais e artísticas nos seus alunos, promovendo a participação nas diferentes atividades oferecidas pelo Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Juventude e Municípios, como o FIA, FEA, FNA, TRANSITARTE, FEIRAS TÉCNICAS e concursos de nível institucional e comunitário, desenvolvendo indivíduos pessoais e espirituais para uma melhor qualidade de vida.

Postagem Anterior Próxima Postagem