Mexicano Clemente Pérez Gaxiola recebe homenagem no Brasil

O artista plástico mexicano Clemente Pérez Gaxiola foi um dos artistas homenageados no Brasil com o Certificado de Reconhecimento Internacional OCBAL 2022. Ele é um dos nomes mais respeitados no mundo das artes no México.

Trajetória

Clemente Pérez Gaxiola nasceu em 15 de fevereiro de 1966 na cidade de Los Mochis, Sinaloa. Ele tem baseado seu trabalho ao longo de 37 anos como artista plástico e visual, dono de oficina de arte, museógrafo, promotor e gestor cultural.

Formou-se como Instrutor de Escolas Vocacionais de Arte na área de artes plásticas pelo INBA, cursou a carreira de Técnico de Pintura na Escola de Artes e Ofícios da UAS. É licenciado em Ciências da Educação pela mesma universidade. Diplomado em História da Arte Mexicana pela DIFOCUR pela U de O, Diplomado em Promoção e Gestão Cultural pela CONACULTA-ANUIES-DIFOCUR e Diplomado em Ensino das Artes pela CONACULTA e CENAR, também estudou a Especialidade em Estudos de Gênero na Educação pela UPN, Unidade Los Mochis e a Cátedra de Mestrado em Artes Plásticas “Curaduría de Explosiones, Edgardo Coghlan” através do Colégio de Sinaloa, entre outros.

É professor fundador da Escola Profissional de Artes e da Unidade Cultural Artística Especializada. Lecionou nos cursos de graduação em Design Gráfico da UNIVAFU e Educação Artística no CAM da SEPYC, em sua cidade natal.

Desenvolvimento da Cultura Infantil
Por muitos anos trabalhou como instrutor de desenho e pintura no C.S.S. de Ruiz Cortines, Guasave. Nesse local, entre as paredes, mantém uma galeria de arte de grande formato feita por crianças sob sua instrução. Também promoveu e coordenou a entrega dos Prêmios de Artes Infantis em Música, Dança, Teatro, Artes Plásticas, História, Caricatura e Declamação. Também estão incluídos o Programa Itinerante de Pintura Infantil em Sindicaturas, a Mostra de Arte Infantil e inúmeras exposições de arte através dos sistemas DIF-Guasave e DIF-Ahome.

Clemente Pérez organizou e coordenou eventos culturais em nível local, estadual e nacional, entre os quais: oficina de pintura infantil e exposição “Pinte Frida Kahlo” por ocasião dos cem anos de seu nascimento, “Um quilômetro de arte visual em Sinaloa ”, “Cem Faces de Pais de Sinaloa”, o Concurso Nacional de Pintura Infantil 2010 por ocasião do Bicentenário da Independência Nacional e Centenário da Revolução Mexicana, em Sinaloa e Guanajuato, o Encontro Nacional de Desenho Infantil Itinerante “La Catrina” de José Guadalupe Posada, no marco dos cem anos de sua criação e apresentado nos estados de Sinaloa, Aguascalientes e no Estado do México. Além da oficina e exposição Pinta tú Cuento “Minha avó tem rodas” da escritora mexicana Silvia Molina.

Em 2016, foi presidente do júri do XIV Concurso Estadual de Desenho Infantil “Os Valores da Democracia” organizado pelo Instituto Estadual Eleitoral de Sinaloa (IEES) em Culiacán, Sinaloa.

Exposições
É autor de 30 exposições individuais de aquarela em Sinaloa, Sonora, Cidade do México e Guanajuato, entre as quais: “Nas águas do gato selvagem”, “Entre pântanos e manguezais”, “Água salada”, “Com cheiro de sal ”, “Bahía de Navachiste”, “Litoral sinaloense” e “Topolobampo, paisagens e abstrações” no âmbito do Festival Cultural de Sinaloa.

Coletivamente, ele participou de mais de 120 exposições no noroeste mexicano e na Cidade do México. Expôs na exposição “Pintores Universitários do México” na Expo-Sevilha 92, Sevilha, Espanha, no Festival Internacional de Artes Navachiste, Guasave, Sinaloa, México, na exposição “Uma saudação de Sinaloa” em Caracas, Venezuela, como bem como na exposição “Cores Distantes” no Festival Internacional Cervantino, em Guanajuato, México. Também estão incluídas a exposição “Dez artistas de Sinaloa em Sonora” e o itinerante “Artistas Plásticos e Visuais de Sinaloa” exibidos no X Revueltas Festival Internacional em Durango, México, no XXIII Festival Internacional de Artes Navachiste, Guasave, Sinaloa, México e no o ITSON-Navojoa Arts Festival 2015. Também na I e XI BarichArte International Art Show em Santander e San Gil, Colômbia, bem como na 40ª Edição da Mini Arte Internacional Vida em Gramado, Brasil. Sua participação na exposição também destaca 31 artistas internacionais através da UAS em Culiacán, Sinaloa, Aquarelistas de Morelos e Sinaloa, em Los Mochis, Guasave, El Fuerte e Choix, Sinaloa.

Em 2016 participou da “intervenção artística de criadores sinaloenses In Situ” na Casa de Cultura “Conrado Espinoza” em Los Mochis, Sinaloa., Na exposição “Tese da paisagem abstrata” com o pintor Eduardo Sánchez, no XXIV Festival Navachiste Arts International 2016 na Baía de mesmo nome. In Situ “Nomeie a corda, queime a casa” no ISIC GALS em Culiacán, Sinaloa. Da mesma forma, participou da exposição “Ahomen Painters in Veracruz” Museu de Córdoba, Cd. de Córdoba, Veracruz. Na exposição coletiva “In Situ” Galeria de Arte “Ángela Peralta”, Festival Cultural Mazatlan 2016. Exposição “Um ano depois de Kakoon” Biblioteca Central do Estado, Festival Internacional Revueltas 2016, Durango, Durango. Exposição individual “Transições da paisagem” Museu Local de Acambaro, Cd. de Acambaro, Guanajuato. Exposição coletiva “Percepções”, Museu Ferroviário “González Gallo” Chapala, Jalisco e na exposição nacional de arte “Todo México” que começou em Los Mochis, Sinaloa, a ser apresentada em vários estados do país.

Prêmios e reconhecimentos
Clemente Pérez Gaxiola recebeu prêmios de aquisição no IX e XI Salón de la Plástica Sinaloense da UAS em 1985 e 1987 respectivamente, no V e XII Salón de la Plástica Ahomense do H. Ayuntamiento de Ahome em 1993 e 2000 respectivamente; em 1999 recebeu o Reconhecimento por sua excelente contribuição ao trabalho acadêmico, cultural e de extensão da UAS, também em 1999 recebeu o Reconhecimento como Promotor Cultural em favor dos Encontros Interamericanos de Poetas pela Câmara Municipal H. de Guasave , no âmbito do X Festival Internacional de Artes Navachiste.

Em 2016 recebeu o Reconhecimento por Trabalho Artístico e Cultural do Governo do Estado de Sinaloa através do ISIC e do Ministério da Cultura do Governo Federal por seu destacado trabalho em criação visual, promoção cultural, ampla experiência no campo artístico e por contribuíram de forma notável com seu trabalho para o engrandecimento cultural do estado de Sinaloa. Em 2017 recebeu o Reconhecimento pelo seu Louvável e Incansável Trabalho na Promoção e Difusão das Artes Plásticas de Ahome, concedido no âmbito dos Cem Anos de Criação do Município de Ahome, pela Câmara Municipal de Ahome.

Postagem Anterior Próxima Postagem