OMAI é fundada oficialmente no Equador

A Organização Mundial de Artistas Integrados OMAI agora também no Equador, é uma organização que se dedica a disseminar arte nos locais onde é mais necessária, como centros de reabilitação, oficinas e promoção e estímulo à imaginação e criatividade para criar amizade, fraternidade e paz não apenas social, mas também a paz interior.

Este ano de 2019, a Organização Mundial do Artista Integrado OMAI EQUADOR, com sede no Equador, foi fundada pelo pintor Gonzalo Tayo Silva GOTASI.
Com o consentimento do fundador e presidente Vitalicio Internacional da OMAI, o muralista Ernesto Rios Rocha, que autorizou essa ação com base nos princípios constitutivos desta organização mundial, foi o professor Gonzalo Tallo GOTASI quem tomou a iniciativa desse difícil trabalho onde era necessário treinar primeiro, um grupo de artistas ou associações que fortalecem o sindicato coletivo para fins artísticos sociais, constituídos oficialmente por seu conselho de administração e um programa não apenas de eventos locais, mas também internacionais.
Este trabalho de fraternidade, filantropia e humanismo vem ocorrendo nestes meses através do professor GOTASI e seu grupo de artistas, não apenas na cidade de Ambato, Tungurahua e outras cidades.
O objetivo especial do OMAI EQUADOR e seu presidente GOTASI é promover a liberdade e a cura através da Arte, onde artistas abordam prisões, centros de reabilitação, hospitais, abrigos e trazem vida e alegria , realizando oficinas e manifestações pictóricas, musicais, apresentações e todo tipo de expressão cultural e educacional na presença e benefício do público.
Atualmente, a OMAI tem a integração de 22 países que, em suas diferentes cúpulas realizadas em países como México, Colômbia, Venezuela, Argentina, Peru e Porto Rico, participaram de festivais que incluem ao mesmo tempo as diferentes disciplinas artísticas, como a pintura. , escultura, dança, literatura, música, teatro; e nos quais são apresentados livros, conferências, apresentações, noites românticas de boêmios e musicais de ópera, pintura ao vivo e convivência fraterna, onde artistas interagem com a sociedade.
Quando Ernesto Rios criou o OMAI Internacional em 2012 na cidade de Culiacán, Sinaloa, México, que era inicialmente composto por 17 associações de 9 países com a idéia de realizar a primeira Cúpula Mundial do OMAI que consistia em uma convenção de representantes artísticos dos países membros para abordar e discutir questões de cooperação e intercâmbios culturais internacionais e, ao mesmo tempo, realizar uma semana cultural com eventos multidisciplinares no país.
Na sua sigla OMAI, é uma organização cultural internacional, não governamental e sem fins lucrativos, formada por todos os tipos de criadores (pintores, fotógrafos, cineastas, escultores, músicos, dançarinos, escritores, poetas, entre outros), focados no promoção cultural e união de países em torno de temas de arte e paz. Foi fundada em 9 de novembro de 2012 durante a primeira cúpula realizada na prefeitura da cidade de Culiacán Sinaloa, no México, com a participação de 149 membros fundadores de 7 países. Para esta ocasião, foi realizada uma exposição no prédio da prefeitura, com 300 peças entre pinturas e esculturas, a maioria das obras foi doada para leilão e, assim, arrecadação de fundos para a instituição responsável pelo Desenvolvimento Integral da Família – DIF – de Sinaloa.
Até o momento, a OMAI realizou sete cúpulas internacionais, uma a cada ano desde a sua fundação; o primeiro no México, o segundo na Colômbia, na Venezuela, o quarto no México, o quinto na Argentina, o sexto no Peru e o sétimo em Porto Rico. Várias exposições foram realizadas na Espanha, Chile, Equador, Brasil e nos países onde as cúpulas foram realizadas.
Postagem Anterior Próxima Postagem