Leite faz bem ou mal? Descubra a verdade


Várias pesquisas mostraram que o cálcio do leite pode ajudar a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. Esses benefícios para a saúde óssea levaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos a recomendar o leite como parte de uma dieta saudável.

Mas este novo estudo descobriu que beber grandes quantidades de leite não protegia homens ou mulheres contra fraturas ósseas e estava associado a um maior risco geral de morte durante o período do estudo.

Porém, os pesquisadores disseram que os resultados devem ser interpretados com cautela.

Mulheres que bebiam três copos de leite ou mais por dia tinham risco de quase o dobro de mortes e doenças cardiovasculares e um risco 44% maior de câncer, do que as mulheres que bebiam menos de um copo por dia, descobriram os investigadores.

O risco geral de morte para homens aumentou aproximadamente 10% quando bebiam três ou mais copos de leite diariamente, de acordo com o estudo, publicado em 28 de outubro no BMJ.

Mesmo assim, os resultados sugerem apenas uma associação e não um vínculo direto, segundo dados da Escola de Saúde Pública da Universidade de Nova York.

As pessoas não devem mudar sua dieta com base nessas descobertas, alerta o estudo.

O estudo incluiu mais de 61.000 mulheres e 45.000 homens na Suécia, que anteriormente preenchiam formulários alimentares para outros projetos de pesquisa, mulheres no final dos anos 80 e homens em 1997. Todos tinham mais de 39 anos de idade.

Os pesquisadores compararam seus hábitos de consumo de leite com os dados de saúde das autoridades suecas, para verificar se o consumo de leite poderia estar relacionado ao risco de morte ou problemas de saúde.

Os pesquisadores descobriram que beber uma grande quantidade de leite na dieta diária parecia estar relacionado a um risco aumentado de morte em homens e mulheres durante o período do estudo.

Além disso, beber leite em excesso parecia aumentar o risco de uma mulher sofrer fraturas ósseas, em comparação com as mulheres que bebiam menos leite.

O risco de qualquer fratura óssea aumentou 16% em mulheres que bebiam três ou mais copos por dia, e o risco de fratura de quadril aumentou 60%, indicaram os resultados.

Postagem Anterior Próxima Postagem