Roberto Londoño Uribe transforma sentimentos em arte

O artista plástico colombiano Roberto Londoño Uribe consegue transformar sentimentos em arte, fato que o destaca entre muitos nomes em seu país.

Por toda sua trajetória e seu estilo único de pintar, além de representar a Colômbia no mundo através de suas obras, a OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina) presta homenagem ao artista com um Certificado de Reconhecimento Internacional.

“Impossível não perceber a sensibilidade e a alma do artista nas obras de
Roberto Londoño Uribe. A OCBAL sente-se honrada em poder emitir este importante Certificado de Reconhecimento Internacional por tudo que faz pela arte e por tão bem representar a Colômbia no mundo”, disse o presidente da OCBAl, Antonio Marques.

A trajetória de Roberto Londoño Uribe

Roberto Londoño Uribe nasceu em 21 de agosto de 1956 em Neiva – Huila, Colômbia.

Roberto Londoño Uribe pinta de acordo com seu humor, expressa sentimentos em vez de formas, procurando um aspecto crítico na platéia para deixar uma mensagem que os sensibilize.

Com pontos claros e escuros, fornece formas e contrastes de cores simultâneos, brincando com efeitos de iluminação e decomposição de valores de cores.

Representa a experiência e o cotidiano, deixando a imaginação da pessoa que interage com o trabalho para que, com sua capacidade de relacionamento e associação, possa interpretar livremente.

Suas atividades artísticas começaram em 2006, desde então, ele participou de diferentes exposições coletivas, como a Celebração do 30º Aniversário da Galeria de Oficinas Arturo Flórez em 2010, exposições do Museu de Arte Contemporânea da Huila MACH em Sobre o místico, 2011; Neiva 400 anos de cor, 2012; 100 anos de Descoberta Científica da Cultura Agostiniana, 2014; Cores e linhas para construir a paz, 2015. Participou de outras exposições artísticas, como o V Festival Internacional de Pintura da Cidade de Laboyos, 2012; Shopping San Pedro Plaza MIRARTE, 2012 e VI Exposição Temática da Huila, 2013.

Suas ilustrações foram publicadas em livros como “Neiva Transformaciones y Sueños”, do sociólogo e historiador Aldemar Macías em 2011 e na edição mais recente da revista Ágora Salom Trazos de Sensualidad em 2018.

Exposições individuais

Museu de Arte Contemporânea de Huila MACH, IMPERMANENCIA, 2019. El Patio – Casa e Restaurante Cultural, DANÇA DE CORES, Neiva, 2019. 2º Festival Internacional de ARTE SEM FRONTEIRAS PARA A PAZ DA COLÔMBIA, Pitalito, 2019. XVI Salon de Artistas, Florença, Caquetá. 2019. Comemore você, exposição de artes plásticas, outubro de 2019. EXPOAIC – 1ª Exposição de Arte Inclusiva na Colômbia, Bogotá DC, 2019. Mosaico Internacional de Arte ARMEMOS LA PAZ – Arte sem fronteiras para a Paz; MACH. 2020. Córdoba, Espanha, 2020 Intangíveis da imagem, 2020, Universidad Surcolombiana, Neiva, Mosaico Internacional de Arte Armemos la Paz. Arte sem fronteiras para a paz; For Life & Color, 2020.

Fonte de informações: Mirarte Galería

Postagem Anterior Próxima Postagem