Luz Stella Tisnés, uma artista em sintonia com a natureza

 

A artista plástica colombiana Luz Stella Tisnés tem uma sintonia muito forte com a natureza. Além da pintura, ela também gosta de fotografar o que encontra em meio ao verde da Colômbia.

Neste ano ela foi uma das homenageadas no Brasil com o Certificado de Reconhecimento Internacional emitido pela OCBAL (Organizção Cultural Brasil América Latina).

A honraria é uma forma de agradecer a artista por sua dedicação e amor à arte, além de contribuir com seu país e a América Latina através de suas obras.

Luz Stella Tisnés nasceu em 16 de setembro de 1953 em Montenegro Quindío, Colômbia. É pesquisadora, educadora e artista artística interessada em explorar a natureza como tema da criação, tem desenvolvido os seus projectos a partir dos fenómenos ambientais contemporâneos, desde os oceanos, o Reino FUNGI e a extinção de espécies como as borboletas.

Suas imagens são capturas sensíveis da realidade, pequenos detalhes que seu olho exibe em forma de cores. Seu trabalho é uma proposta que permite parar, refletir e educar o olhar em um contexto hipervisual em que nos esquecemos de que há algo além das telas. É precisamente este o seu projecto ALAS, MARIPOSAS EN SILENCIOSA EXTINCIÓN, um convite a habitar o silêncio, a fazer parte do micro-universo que nos constitui, um dos seus projectos artísticos mais preciosos pela mensagem de conservação que imprime.

Nascida na zona andina da região cafeeira colombiana, parte de sua infância foi passada no campo e daí surgiu sua inclinação para a pintura e trabalhos com temas da natureza, para descobrir que sua verdadeira missão era ser professora de Educação Ambiental. Ao longo da vida, tem demonstrado um fascínio especial pelas imagens com as quais vem construindo grande parte dos seus sonhos, combinando a fotografia com a escultura e o desenho, encontrando na natureza um livro aberto para a realização dos seus projetos artísticos.

Postagem Anterior Próxima Postagem