Efrain Arrieta Consuegra, um artista no Caribe Colombiano

O Caribe Colombiano é atrativo por suas belezas naturais e a tranquilidade do mar, mas a arte também está presente nesta parte especial da Colômbia. É lá que nasceu o artista plástico Efrain Miguel Arrieta Consuegra.

Ele foi um dos homenageados da OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina) com o Certificado de Reconhecimento Internacional – Edição 2020. Ele foi homenageado por sua trajetória nacional e internacional nas artes plásticas representando a Colômbia em diversos países através de suas obras.

“A OCBAL rende essa merecida homenagem ao grande artista colombiano Efrain Arrieta Consuegra por sua importância nas artes plásticas e por toda sua importante trajetória”, disse o presidente da OCBAL, Antonio Marques.

Trajetória

Efrain Arrieta é um artista plástico nascido na década de década de 60 em Sincé – Sucre Caribenho Colombiano, residente em Bogotá DC, com mais de 35anos de experiência, alterna a arte com a profissão de economista, especialista na Previdência Social, também como servidor público, músico percussionista,

compositor ligado à Orquestra Contra Son, Salsa Colombiana com razão.
Seus trabalhos recentes são feitos com Brea, acrílico e óleo, à base de Pesquisas sobre as etnias Zenú e Wayuu mostram o folclore, os costumes, mitologia, cosmogonia e contribuições culturais dos povos Wayuus e Zenúes, que são especialistas em trançar fibras vegetais para fazer cestas, vasos, vassouras, leques, tapetes e chapéus, com destaque para o chapéu vueltiao, produzidos a partir da fibra da cana-de-flecha, também mostram o conformação de seus grupos musicais e instrumentos de atuação, com as gaitas de foles e o apito agudo, que consistia em quatro músicos, o tambor masculino, o tambor
feminino e maracas, a imensa contribuição que os Zenúes deram ao mundo.
A cultura colombiana além de sistemas hidráulicos e aquedutos, irrigação, belos artesanatos e ourivesaria fina, tem sido a criação de instrumentos e ritmos musicais como Porro, Cumbia, Chandé, os primeiros a dar a sua contribuição era o indígena, a quem se deve parte do rito, grandeza e elegância, o
Hispânico ofereceu alegria e força africana, também mostra costumes ancestral da etnia Wayuu, sua mitologia, tecidos, bordados, costumes que têm mudado devido ao processo de transculturação que estes grupos étnicos, por isso elementos como instrumentos podem ser encontrados em suas obras
musicais como bateria alegre, gaita de foles, guaches, apitos, elementos utilitários para o uso diário, como chapéu vueltiao, artesanato, tecidos, típicos destes etnias.

Em suas obras ele recria uma espécie de Realismo Social em que expõe o condições precárias e vida difícil para camponeses e membros de grupos étnicos Zenú e Wayuu. Atualmente, ele está explorando cores no campo da abstração. 

A expectativa é que o pitch seja usado extensivamente na arte. Seus trabalhos foram publicados com resenhas e artigos em blogs, revistas, jornais e outras mídias impressas e digitais, como Revista Clic, Revista cultural Relatos, Nodal Cultura, Walac, Golpetierra blogspot, Portal news de UNCA, ANDINA, agência de notícias peruana, Ruedalaprensa.com, Magazine Global Arte, Revista Fotografia em Movimento do México, Revista Alquimia do
México, etc.

Reconhecimentos

-Troféu de melhor trabalho em Exposição Amarte con Inspiracião da ARTEBOCA Fundação para Inclusão, artistas que pintam com a boca e os pés Outubro de 2019 em Bogotá DC
-Reconhecimento e Menção ao Mérito no gênero da pintura, participação individual na categoria Artistas Profissionais, demonstração de talento e qualidades artísticas destacadas em nível internacional concedida pelo júri da VII BIENAL INTERCONTINENTAL DE ARTE INDÍGENA E ANCESTRAL OU MILÊNIO, em Lima Peru Outubro 2018
-Reconhecimento da Prefeitura de Cuajimalpa de Morelos México pela destacada participação na Cúpula Mundial das Artes pelo Planeta no México 2019.
-Reconhecimento especial por sua destacada participação na Cúpula Mundial das Artes pelo Planeta no Ex-Convento dos Leões México 2020.
– Menção honrosa por seu destacado compromisso com a Arte e a inclusão social pela EXPOAIC, Governo de Nariño e Museu Nacional, em Bogotá DC novembro de 2019.
-Exaltação # SOY BELLAS ARTES concedida pela Escola de Belas Artes e Humanidades do Departamento de Sucre pela participação no IV Encontro de Artistas de Sucre em Sincelejo Sucre Colômbia em outubro de 2019.
– Menção Honrosa concedida pelo Governo de Sucre, o Fundo Misto para a Promoção da Cultura e das Artes de Sucre e a Fundação SUCREA pela participação no IV Encontro de Artistas em Sucre Sincelejo Sucre Colômbia
– Convidado Especial na Exposição Coletiva INTANGIBLES DE LA IMAGEN, na Sala AIRES da Associação Cultural Aires de Córdoba, Espanha março 2020
-Reconhecimento aos Mestres do Plástico do México e Peru pela participação na exposição Madre Tierra em Puno Peru em maio de 2020.
-Expositor e fundador do Mosaico Internacional de Arte Armemos la Paz em Neiva Colômbia, por OMAI, Arte sin Fronteras, Secretário de Turismo de Huila, Museu de Arte Contemporáneo del Huila, em Neiva Huila Colômbia fevereiro de 2020.
-Convidado de honra na Exposição Internacional de Inauguração do CAMBASS GALLERY MUSEUM, de Nova York, 20 de julho de 2020.
– Convidado especial na Exposição Internacional de Inauguração do Museu Ernesto Ríos OMAI Gallery House na Cidade do México, agosto de 2020.
-Reconhecimento especial pela destacada participação na exposição virtual PANDEMIA DE COLORES, Fundação SUCREA, abril de 2020.

Postagem Anterior Próxima Postagem