Livro ainda é um excelente presente de Natal, diz escritor João G. Brene

Apesar de ser um final de ano atípico para vários segmentos, o mercado literário ainda se mantém ativo em meio à pandemia. Entre os presentes de Natal, os livros continuam na lista de compras dos brasileiros que buscam inspiração para superar o atual momento.

Para o escritor João G. Brene, autor da trilogia Johnny Bleas, o livro ainda é um excelente presente de Natal. Segundo ele, os livrosdeverão ganhar força neste ano, apesar da pandemia. Para ele, os livros digitais continuam como opção quando se trata de economizar.


Veja abaixo a a entrevista completa com o autor João G.Brene.


Como você imagina o Natal deste ano de pandemia em relação à procura por livros na hora dos presentes?

“Acredito que a situação global que todos nós estamos passando, nos faz refletir, olhar para dentro e equilibrar a mente, os livros sejam eles de quaisquer tipos, nos ajuda a encontrar esse equilíbrio. Por isso, acredito fortemente que os livros devem ganhar força neste ano, afinal eis um excelente presente de Natal”.


Quais os livros que você indica para este Natal, sejam lançamentos ou não

Sem dúvida, as dicas começam com os best-sellers de ficção aventura e fantasia, Harry Potter, o Senhor dos Anéis, Game of Thrones, Percy Jackson, e claro, o nacional, Johnny Bleas. Indico com absoluta certeza boas histórias de ficção, pois quando entramos em mundos mágicos, somos capazes de ver os detalhes do mundo que nos cerca de uma maneira absolutamente particular.


Os livros estão mais baratos ou mais caros neste Natal?

Apesar de nem sempre acompanhar a evolução dos preços do mercado, infelizmente percebo que a maioria das coisas teve um aumento de preço neste ano. No Natal não deve ser diferente, mas felizmente temos os livros digitais e opções como Kindle e Kobo ajudam os leitores a conseguir se aventurar em suas histórias preferidas de uma maneira mais econômica.


Além do impresso, acredita que o e-book e audiobook sejam procurados neste Natal?

Com certeza, além dos e-books serem um meio mais econômico de leitura, os leitores estão se adaptando cada vez mais aos novos formatos. Vejo como tendência também os audiobooks, que tem feito um grande sucesso no mercado, como exemplo recente de lançamento, o livro Johnny Bleas – Um novo mundo – que está agora disponível como audiobook.


Como resume 2020 em relação ao mercado editorial levando em conta a pandemia da covid-19?

Certamente o mercado de livros físicos teve um impacto significativo. Com o fechamento das grandes redes varejistas o setor assim como todos os demais sofreu. Contudo, imagino que o mercado de livros digitais deve ter tido até mesmo um certo crescimento em relação a 2019.


O que espera de 2021 em relação aos livros?

Torço para a retomada das redes de livros físicos, assim como para todos os demais setores da economia. O que possamos em 2020 não foi fácil, e o impacto no setor literário foi feroz. Contudo, o período nos mostrou novas tendências e aos que souberam ser criativos e enfrentar os desafios novas oportunidades se fizeram presentes. Para 2021, minha expectativa é que o brasileiro volte a ler mais e mais.

Postagem Anterior Próxima Postagem