Nova espécie de dinossauro é descoberta no interior do Paraná

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta em Cruzeiro do Oeste, município do interior do Paraná, localizado a 500 quilômetros de Curitiba. O exemplar batizado como “Berthasaura leopoldinae” foi divulgado pelo Museu Nacional nesta quinta-feira (18).

O órgão, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), informou também que o dinossauro encontrado no Noroeste do Paraná seria juvenil, com cerca de 80 centímetros de altura e um metro de comprimento. Os dados puderam ser estimados por causa do bom estado da ossada, especialmente, da coluna vertebral. Porém não há, ainda, projeções sobre o peso do exemplar.

A espécie é um terópode (dinossauros bípedes que eram carnívoros ou onívoros). O fóssil foi encontrado a partir de escavações realizadas em quatro campanhas de campo realizadas em Cruzeiro do Oeste, nos anos de 2011 a 2014. Os ossos e fragmentos foram descobertos a partir de blocos de arenito que ainda não têm uma data precisa, mas remetem ao período conhecido como Cretáceo Superior, entre 70 e 80 milhões de anos.

A Berthasaura leopoldinae é edêntula, o primeiro terópode sem dentes da América do Sul. A constatação pode ser confirmada por microtomografias computadorizadas, realizadas pelo Laboratório de Instrumentação Nuclear da Coppe/UFRJ. O dinossauro possuía um bico córneo, com lâmina óssea bem desenvolvida na arcada superior.

Homenagem

O nome científico da espécie de dinossauro descoberta no interior do Paraná é uma homenagem a duas mulheres: a pesquisadora Bertha Luz, primeira brasileira a se formar em Ciências Naturais: em 1918, na Sorbonne, na França, e à Imperatriz Maria Leopoldina, primeira mulher do Imperador Dom Pedro I e considerada uma grande apoiadora das Ciências Naturais.

O nome também é uma referência à escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que homenageou o centenário do Museu Nacional no Carnaval de 2018, um ano antes do incêndio que destruiu o Palácio de São Cristóvão, prédio histórico que abrigava o maior museu de história natural da América Latina, localizado na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem