Entenda o que é e como negociar dívida Fies

A entrada de estudantes com renda mais baixa através do Fies é uma alternativa para tentar igualar as condições de acesso ao ensino superior privado. Por isso, é muito importante entender o que ele é e também como negociar dívida Fies.

Vender precatório é uma alternativa para quem deseja receber um dinheiro, mas não deseja esperar todo o tempo necessário para o recebimento total. O Fies funciona de maneira parecida, só que é o governo o responsável por pagar as mensalidades.

Por isso, para que você possa entender melhor como está para negociar dívida Fies e também entender por completo o que é e a importância do programa, preparamos esse texto, então confira agora as especificações sobre o Fies.

O que é Fies?

De modo geral, para entender melhor o que é e a importância desse programa é necessário apenas ler o significado da sigla Fies, que tem o significado de Fundo de Financiamento Estudantil. 

O Fies foi criado em 1999 ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e é gerenciado pelo Ministério da Educação, o MEC, com a função de financiar as mensalidades de estudantes de baixa renda.

Com isso, é possível entender que o Fies é um programa criado pelo governo que divide com o estudante de universidades privadas o valor das mensalidades, dando a ele um tempo maior que o curso para pagar os estudos.

Como negociar dívida Fies

Entender o que é o Fies é o primeiro passo para entender como negociar dívida após o governo sancionar a lei em meados de 2022 que abate o valor das dívidas para até 99%, auxiliando milhares de estudantes que estavam em atraso, principalmente por conta da pandemia.

Segundo a determinação da nova lei, os estudantes podem começar a negociar dívida fies a partir do dia 31 de dezembro de 2022 e pela internet. Para isso, basta entrar em contato direto com a Caixa ou Banco do Brasil.

Confira agora as diferentes formas de negociar dívida Fies, além disso é importante destacar que os alunos com parcelas em dia podem solicitar um desconto de 12% do valor do financiamento.

Negociar dívida fies de alunos com atrasos de até 90 dias

A primeira negociação que pode ser realizada para negociar dívida fies é referente aos estudantes que tenham atrasos de até 90 dias. Com isso, eles têm o direito de dar entrada no desconto das taxas e juros, além de terem a sua disposição um desconto de 12% do valor caso optem pelo pagamento do atrasado de maneira à vista.

Além disso, os estudantes com atraso de até 90 dias também podem negociar dívida fies pagando o valor em até 150 vezes, desde que tenham parcelas mínimas de 200 reais. Como você pode ver, o governo desenvolveu boas opções de pagamentos para os estudantes. 

Negociar dívida fies com atrasos de mais de 365 dias

A segunda negociação desenvolvida pelo governo visa beneficiar os estudantes com parcelas atrasadas a mais de um ano. Para poder negociar a dívida fies nessas condições os estudantes precisam ter sido beneficiários do Auxílio Emergencial de 2021 ou estarem no CadÚnico. Portanto, seguindo esses requisitos o aluno ganha 92% de desconto pagando à vista.

Negociar dívida fies com mais de 5 anos de atraso

Os alunos com mais de 5 anos de parcelas atrasadas precisam cumprir os mesmos requisitos da categoria de negociação anterior. Com isso, ao estarem enquadrados nos requisitos ele ganham o direito de ter um abono de 99% da sua dívida caso optem por negociar dívida fies de maneira à vista.

Como se inscrever no Fies

Agora que você já sabe como os estudantes atuais conseguem negociar dívida fies é importante também entender como você ou alguma pessoa próxima podem fazer para se inscrever no programa de auxílio estudantil do governo.

Portanto, é importante apresentar que o Fies e sua inscrição acontecem duas vezes por ano, normalmente no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre, após a divulgação do Programa Universidade para Todos, o Prouni.

No entanto, é muito importante ficar atento às datas porque o prazo de abertura para as inscrições é curto, sendo geralmente de apenas quatro dias, o que pode levar muitos estudantes de baixa renda a perderem o momento da inscrição.

Quem pode se inscrever no Fies

Assim como para negociar dívida Fies existem alguns requisitos para se inscrever no programa os estudantes também precisam cumprir algumas condições, como por exemplo, apresentar desempenho de no mínimo 450 pontos geral no ENEM além de não zerar a redação da prova.

Com essa pontuação atingida o possível novo beneficiado do programa precisa também comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa da casa. Vale destacar que o Fies oferece financiamento para todos os cursos presenciais das universidades privadas que possuem nota igual ou superior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES.

No entanto, estão proibidos de se inscreverem no programa estudantes com matrículas trancadas ou já tenham sido beneficiados pelo Fies. Além disso, é importante que o candidato não esteja inadimplente com o Programa de Crédito Educativo.

Além disso, também fica proibido de participar do Fies o candidato que já receba auxílio de bolsa integral do ProUni ou até mesmo aquele que tenha uma bolsa parcial no programa mas deseja tentar um curso diferente no Fies.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender como negociar dívida Fies para os diferentes níveis de inadimplência. Com isso, os estudantes podem manter tanto seus estudos em dia quanto limpar seus nomes que podem estar sujos.

Além disso, com as informações apresentadas no texto você também pode entender o que é o programa de Fundo de Financiamento Estudantil, assim como seu funcionamento e que pode participar das inscrições.

Por fim, é válido destacar a relevância do programa Fies para o incentivo a milhares de jovens de baixa renda a buscarem o acesso ao ensino superior privado, para que tenham ainda mais chances igualitárias.


Postagem Anterior Próxima Postagem