Novela ‘Selva de Pedra’ será reprisada pela primeira vez. Saiba quando e onde

Uma boa notícia para quem estava com saudades da novela “Selva de Pedra”, um grande sucesso da saudosa autora Janete Clair, que teve duas versões, uma nos anos 70 e outro nos anos 80. Essa última, protagonizada por Tony Ramos e Fernanda Torres, filha da atriz Fernanda Montenegro, atualmente no elenco de “A Dona do Pedaço” de Walcyr Carrasco. A novelaestará de volta em agosto, no canal Viva, que está comemorando dez anos.

Geralmente as novelas reprisadas no Viva já foram ao ar na Rede Globo na sessão “Vale a Pena Ver de Novo”, porém, esse não é o caso da novela “Selva de Pedra” que foi ao ar em 1986 no horário das 8 e meia da noite e nunca foi reprisada. Esse é um dos motivos para os fãs se alegrarem com a boa notícia e poder rever uma das grandes histórias do horário nobre da Rede Globo. 

A novela ocupará a faixa das 14h30, substituindo “Terra Nostra”.
Além de Tony Ramos e Fernanda Torres, “Selva de Pedra” também traz em seu elenco outros grandes nomes como Christiane Torloni, José Mayer, Miguel Falabella e Tássia Camargo, entre outros.


A história de “Selva de Pedra”


No site “Memória Globo” é possível relembrar o enredo de Selva de Pedra. Cristiano Vilhena (Tony Ramos) é um homem ambicioso, disposto a lutar por um lugar na sociedade. O jovem vive com os pais – Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins) – em Duas Barras, no interior do Rio de Janeiro. Um dia, Cristiano se envolve em uma briga com um playboy da cidade, Gastão Neves (Marcelo Ibrahim). O playboy puxa uma faca e, acidentalmente, morre vítima de sua própria arma. Desesperado, Cristiano foge para o Rio de Janeiro, acompanhado da escultora Simone (Fernanda Torres), a única pessoa que presenciou o confronto entre os dois rapazes, testemunha da inocência de Cristiano. Ela foge com ele, os dois se apaixonam e se casam no Rio de Janeiro.

Ao chegar à capital carioca com Simone, Cristiano procura o tio Aristides Vilhena (Walmor Chagas), dono do Estaleiro Celmu S.A., e consegue um emprego na empresa do milionário. No passado, Aristides escolheu caminhos ilícitos para subir na vida, mas, apesar disso, tem um bom caráter. É casado com Laura (Maria Zilda Bethlem) e pai de Caio (José Mayer) e Cíntia (Beth Goulart), fruto de seu casamento anterior.
Através do tio, Cristiano conhece Fernanda (Christiane Torloni), uma das acionistas do estaleiro, mulher que entra em sua vida transformando-a inteiramente. Bonita, rica e espirituosa, Fernanda, que está noiva de Caio, apaixona-se por Cristiano.
Outro personagem que cruza o caminho de Cristiano é o mau-caráter e aproveitador Miro (Miguel Falabella). Miro tem o passado marcado por uma crueldade: seu pai, miserável, jogou-o em uma estrada para que fosse atropelado, de olho no auxílio-funeral. Miro, com apenas 5 anos, conseguiu sobreviver e criou-se sozinho, tornando-se uma pessoa amargurada. Sabendo do interesse de Fernanda por Cristiano e percebendo a ambição do rapaz, Miro o convence a romper o relacionamento com Simone para se casar com Fernanda. Para isso, ressalta os benefícios que Cristiano teria com essa união, deixando a vida simples ao lado de Simone para se tornar um acionista do Estaleiro Celmu S.A.
Para deixar o caminho definitivamente livre para os dois, Miro planeja matar Simone. Perseguida pelo vilão em uma autoestrada, ela sofre um acidente de carro e é dada como morta. Culpado com a morte de Simone, Cristiano não consegue se casar com Fernanda e a abandona na porta da igreja. Fernanda, humilhada e mentalmente perturbada, passa a infernizar a vida dele.

No decorrer da novela, Simone reaparece na história como a bem-sucedida artista plástica Rosana Reis. Quando Cristiano e Rosana se encontram, ela, acreditando que o marido planejou seu assassinato junto com Miro, nega-se a revelar sua verdadeira identidade, deixando Cristiano desesperado. Ele, então, decide contar para a polícia que Simone está viva. O delegado responsável por investigar o desaparecimento de Marlene (Jacyra Silva), a empregada que estava no carro com Simone no dia do acidente, chama a artista plástica para depor. Pressionada, Rosana acaba revelando que é Simone e é indiciada por crime de falsa identidade e pela morte de Marlene.

Simone não consegue acreditar que Cristiano não planejou sua morte e mantém distância dele, mas ele insiste em procurá-la. Enquanto Simone foge de Cristiano, Miro e Fernanda fazem tudo para prejudicá-lo. Ambiciosos, os dois se aproximam cada vez mais. Miro seduz Diva e descobre que Cristiano é o principal suspeito da morte de Gastão, ocorrida no início da trama. O vilão decide ir atrás dos pais do rapaz em Duas Barras e revela o paradeiro de Cristiano, suposto assassino de seu filho. Paralelamente a isso, Fernanda, junto com Miro, tenta convencer Caio, com quem ela acabou se casando, a prejudicar Cristiano nos negócios do Estaleiro. Caio não concorda com a ideia, e Fernanda e Miro buscam outros aliados.
Fernanda também fica cada vez mais perto de Simone, de quem se aproximou quando a conheceu como Rosana Reis. O objetivo da vilã é prejudicar a imagem de Cristiano e separá-lo de vez da escultora, mas, apesar de resistir, Simone acaba se envolvendo novamente com seu grande amor. Quem também não quer a aproximação do casal é Chico (Rogério Márcico), pai de Simone, que não confia no rapaz. Em determinado momento da história, Fernanda chega a se aliar a Chico para separar os dois.

Os pais de Gastão chegam ao Rio de Janeiro, e Cristiano é indiciado pela morte do rapaz. Seu advogado, Sampaio (Hilton Prado), convence Simone a fingir que está brigada com Cristiano, pois assim seu testemunho terá mais validade. Fernanda, já dando sinais de loucura, teme que Cristiano seja absolvido e decide sumir com Simone, a única testemunha de sua inocência. Ela coloca um sonífero em sua bebida e a esconde em uma casa velha. Todos ficam preocupados com o desaparecimento de Simone, enquanto ela sofre com as loucuras de Fernanda. Cada vez mais perturbada, Fernanda obriga Simone a escrever uma carta dizendo a todos que está bem e que só retornará à cidade após o julgamento de Cristiano, pois decidiu que não quer mais ajudá-lo. Simone se recusa a escrever tal carta, e Fernanda a deixa presa, sem comida.

Caio começa a desconfiar que sua mulher está envolvida no desaparecimento de Simone e passa a segui-la. Ela percebe a movimentação e decide mudar o esconderijo de Simone, levando-a para a casa de sua avó Maria Amélia (Regina Macedo). Fernanda, já inteiramente perturbada, esquece de vigiar a casa, e Simone acaba sendo resgatada. Muito fraca, em uma cadeira de rodas, ela consegue chegar a tempo ao julgamento de Cristiano e dá seu depoimento. Cristiano é absolvido e finalmente corre para os braços de Simone. Os dois terminam juntos e felizes.
Além de Fernanda, que termina a novela louca, Miro também tem um final trágico. Pedro (Stênio Garcia), morador de um barco que fica no Estaleiro Celmu e de quem Cristiano tornou-se amigo, conta para Caio as armações de Miro e de Fernanda para prejudicar Cristiano. Caio fica indignado com as revelações de Pedro e decide denunciar os dois à polícia. Perseguido, Miro acaba sofrendo um acidente de carro e morre.
Ficha técnica:

Original: Janete Clair
Autoria: Regina Braga e Eloy Araújo
Supervisão: Daniel Filho
Direção-geral: Walter Avancini e Dennis Carvalho
Direção: José Carlos Pieri e Ricardo Waddington
Período de exibição: 24/02/1986 – 23/08/1986
Horário: 20h30
No. de capítulos: 150

Postagem Anterior Próxima Postagem