Reconhecimento e conferência de Ernesto Ríos em Chiclayo (Perú)

Nos dias 22 e 23 de novembro deste ano, o muralista mexicano Ernesto Rios Rocha viajou para o Perú, onde ofereceu uma conferência chamada “Contos e fábulas de viagem ao coração” no auditório do prefeito da província de Lambayeque e onde também foi reconhecido pelas autoridades municipais e executivos da Associação do Norte 7 no âmbito do III Salão Internacional de Artes Visuais Lambayeque Perú 2019, realizado em Chiclayo.

No dia 22 de manhã, no Museu Nacional de Arqueologia de Chiclayo, no Perú, o mestre Ernesto Ríos foi chamado para falar sobre seu trabalho no mundo e um pouco sobre arte no México e foi recebido pela imprensa, onde também abriu uma exposição de plástico e Na tarde do mesmo dia, às 15h, ele iniciou sua conferência, às 16h30, no reconhecimento e à noite, às 17h, foi inaugurado o III Salão Internacional de Artes Visuais, onde Ríos também foi convidado com uma mensagem.

Tanto a conferência como o reconhecimento foram autoridades presentes da província de Lambayeque e o prefeito de Chiclayo, além do presidente da Associação do Norte 7. A conferência tratou de histórias e fábulas que cada uma contém uma mensagem profunda, um significado reflexivo para crescer. As questões abordadas nessas fábulas são amor e egoísmo, felicidade e escuridão, positividade e fracasso, tempo e velhice, paciência e raiva, meditação e perturbação, sucesso e estresse, iluminação e ignorância, experiência e crença, o papel do vilão, o construtor e o destruidor na história da vida, entre outros.

“No dia 23 de novembro, nas mesmas instalações da Casa do Ministério da Cultura de Chiclayo, da qual também participei de uma conversa. Na tarde do dia 23, todos os artistas presentes no Salon de las Artes assistiram a um concerto de música e dança folclórica, onde cantei algumas músicas de Jose Alfredo Jiménez representando o México “, disse Ernesto Rios.

Ernesto Ríos é um pintor e escultor muralista de profissão, mas ele gosta de sua paixão literária e acredita que é a melhor maneira de ajudar a humanidade em seu crescimento interior.

Ernesto Ríos nasceu na cidade de Mocorito Sinaloa, estudou, praticou e trabalhou o mural com os discípulos “Fridos” de Frida Kahlo e assistentes de Diego Rivera. Depois de passar anos na Cidade do México, Acapulco e Oaxaca voltaram a residir em Culiacán Sinaloa. e desde 2015 ele vive novamente na Cidade do México.
Além de Pintor e Escultor, ele tem outra faceta que é a literatura na qual podemos ver em suas notícias e no YouTube suas composições musicais, poemas, histórias e um romance feito três livros, A Trilogia “Jornada ao Coração”

Ernesto Ríos, em entrevista, comentou que se sente muito honrado e valorizado pelos peruanos, pois recebeu quatro homenagens e vários prêmios naquele país; dois em Cusco, respectivamente pela Prefeitura, pelo Ministério da Cultura e pelo Museu de Arte Contemporânea; outros dois relatados pelo Congresso da República do Peru, na cidade de Lima.

O Maestro Rios realizou 28 exposições individuais, 256 coletivos, 42 murais de grande formato, mais de 10 esculturas e inúmeros retratos de personagens como o presidente da república mexicana Andrés Manuel López Obrador.

Para quem ainda não sabe, o muralista Ríos é o detentor do Word Guinness Record por ter feito o maior mural do mundo feito por um único artista, feito no Mazatlan International Center, na cidade de Mazatlan Sinaloa, no México; Ele é dono de prêmios como o beija-flor de ouro na Colômbia, o granito de ouro em Mocorito Sinaloa, a noite dos sóis, a medalha de Paul Harris do Rotary International, o prêmio Solidarity Snowy Gold na Argentina, homenageado pela Universidade Cooperativa da Colômbia por a Universidade Surcolombiana em Neiva, pela segunda vez no Festival Internacional de Pitalito Colômbia, pela Universidade Bausate e Meza de Lima Peru, também homenageada em países como República Dominicana, Espanha, Venezuela, Cuba e recentemente homenageada pela segunda vez no Brasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem