Dos brinquedos de madeira às obras de arte. Conheça o artista Luiz H. Zorzeto

O paranaense Luiz Henrique Zorzeto, 60 anos, descobriu sua paixão pela arte quando ainda era uma criança. Foi criando seus próprios brinquedos de madeira que ele ficou interessado por tudo o que poderia realizar. “o que me apaixona é essa transformação” disse o artista em entrevista ao Estado do Paraná.
Ele é formado pela Faculdade de Artes Santa Marcelina – São Paulo (1984). Agora como membro da OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina), começa a divulgar sua arte para o Brasil e o mundo.
Confira um pouco da história do artista que hoje vive em Londrina, no Norte do Paraná, na entrevista que o artista concedeu ao portal de notícias Estado do Paraná.
Estado do Paraná: Quando você começou a trabalhar com esculturas em madeira e o que levou a atuar nesse segmento da arte?
Luiz Henrique Zorzeto: Vem da infância quando confeccionava meus brinquedos em madeira. A paixão é de longa data. Já trabalhei em diversos segmentos mas o que me apaixona é essa transformação.
Estado do Paraná: Quais são suas principais obras? Fale um pouco delas.
Luiz Henrique Zorzeto: Todo meu trabalho e minhas obras são as preferidas. São muito íntimas. Fazem parte da minha vida. Então difícil classificá-las.
Estado do Paraná: Você disse que nunca divulgou ou expôs suas obras, mas já teve a opinião de algum outro artista? Você tem um lugar em sua casa onde mostra para amigos e familiares? Como é a reação deles?

Luiz Henrique Zorzeto: Já expus em feira de artesanato em uma fase santeiro e usei essa mesma feira como laboratório para sequência do meu trabalho. Poucas pessoas conhecem minha obra, mas aqueles que a viram deram retorno satisfatórios. Quanto à família, não dá a mínima importância. Só minha irmã que também é artista plástica que sempre estamos conversando.

Estado do Paraná: Você se inspirou em algum outro artista do gênero quando começou?
Luiz Henrique Zorzeto: As influências são muitas. O olhar, a imagem vão e se instalam no inconsciente. Então difícil, é muita coisa e muita gente, mas os que mais me impactaram foram Modigliani,Portinari e Siqueiros e mais um mundo todo.
Estado do Paraná: Você dedica boa parte de seu dia para trabalhar com as esculturas? 
Luiz Henrique Zorzeto: Trabalho numa média de 5 a 6 horas, mas depende muito dos afazeres.
Estado do Paraná: Como é seu processo criativo?
Luiz Henrique Zorzeto: Difícil explicar em poucas palavras, mas tudo vem do momento, instante por que estou passando. É muito íntimo. Às vezes é olhando a madeira, às vezes é observando a natureza, as nuvens ou qualquer outra coisa. Vem e vira projeto.
Postagem Anterior Próxima Postagem