Grupo de artistas plásticos "Córdoba Contemporânea" apresenta exposição "Ilhas ao Meio Dia"

A exposição intitulada “Ilhas ao Meio Dia”, com curadoria de Felix Ruiz Cardador, será apresentada nesta quarta-feira, 22 de aneiro, no salão Vimcorsa, na capital de Córdoba.

Um total de dez artistas de Córdoba (Espanha), com uma longa carreira e projeção nacional e internacional, juntou-se em 2018 em um novo grupo que nasceu sob o nome de “Córdoba Contemporânea”.

É composto por criadores de várias tendências estéticas e pretende disseminar seus trabalhos e defender uma arte independente e honesta, criando diversidade criativa além dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos oficiais.

Córdoba Contemporânea é composta pelos artistas Arroyo Ceballos (pintor e escultor), José Manuel Belmonte (escultor), Manuel Castillero (pintor), Rafael Cervantes (pintor), Francisco Escalera (pintor), José Luis Muñoz (pintor), Pepe Puntas (pintor e pintor) escultor), Maria José Ruiz (pintora), José Maria Serrano (escultora) e Francisco Vera Muñoz (pintora).

Os criadores, em seu documento de fundação como um grupo, explicam que “Córdoba Contemporânea” nasceu “com a vocação de divulgar em conjunto” o trabalho desses artistas que, “sinceramente, vêm criando há anos seu próprio discurso, atual e distante de influências artísticas institucionais ”, respaldadas por suas trajetórias ou mesmo sendo referências na esfera nacional e internacional.

A filosofia do grupo se baseia “na crença de que, independentemente de correntes ou ismos protegidos, um trabalho de qualidade, honesto e significativo deve ser a principal marca de criação do artista”, para que este seja o eixo de seu pensamento .

A história da Córdoba contemporânea começou quando o pintor e crítico Francis Arroyo Ceballos foi contratado para fazer um artigo sobre os artistas de Córdoba. Ele então contatou Cervantes, Belmonte, Ruiz e Vera e o artigo foi publicado no final daquele mês.

A partir desse primeiro encontro, os encontros foram repetidos e, pouco a pouco, novos artistas foram incorporados com o objetivo de criar uma frente comum de colaboração mútua, porque, apesar dos diferentes campos e estilos desenvolvidos, todos entenderam que existe uma série. de objetivos comuns a defender.

A primeira foi na cidade alemã de Nurenberg.

Relação dos artistas do grupo Córdoba Contemporânea

Arroyo Ceballos. Córdoba, 1967. Artista autodidata e abstrato que combina pintura com escultura, crítica e poesia. Ele trabalha com museus em mais de uma dúzia de países.
José Manuel Belmonte. Córdoba, 1964. Escultor de muitas obras públicas de Córdoba, incluindo algumas icônicas como ‘La regaora’ que presta homenagem aos pátios. Ele desenvolveu um intenso trabalho expositivo na Espanha e no exterior.
Manuel Castillejo. Córdoba, 1976. Pintor realista que ganhou prêmios de prestígio como o Prêmio Internacional de Arte Figurativa do Museu Europeu de Arte Moderna (MEAM), considerado o mais importante do gênero.
Rafael Cervantes. Córdoba, 1967. Pintor realista, considerado um dos melhores retratistas da pintura atual. Ele acumula prêmios e várias exposições, enquanto seu trabalho pode ser visto em várias coleções particulares.
Francisco Escalera. Córdoba, 1965. Formidável pintor de paisagens de fama internacional, que este ano participou da Feira de Taipei. Ele ganhou prêmios de pintura em toda a Espanha.
José Luis Muñoz. Córdoba, 1969. Pintor influenciado pelo renascimento e simbolismo. Ele expôs em Sevilha ou Madrid e na Alemanha. Artista com um mundo próprio e imaginação fértil.
Pepe Puntas Córdoba, 1960. Pintor e escultor, formado nas escolas de Córdoba e Sevilha. Ele expôs em galerias na Catalunha, Madri e Navarra e ganhou prêmios como o concurso Maestro Mateo.
María José Ruiz. Montilla, 1966. Pintor. Ele expôs na França, Alemanha ou Itália, onde viveu durante seus anos de formação.
José María Serrano. Córdoba, 1972. Escultor que trabalhou principalmente para coleções particulares e para cinema. Sua obra ‘Vientos de cambio’ é um ícone do Frasco Norte de Córdoba.
Noe Serrano Córdoba, 1973. Escultor de prestígio internacional e conhecido por seus estudos de anatomia. Suas obras foram vistas em Berlim ou Nova York.

Francisco Vera Muñoz. Córdoba, 1978. Pintor realista, conhecido por suas paisagens da região do rio. Tem mais de sessenta reconhecimentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem