Aprenda como funciona o amplo processo de locação de imóveis em Londrina

O processo de locação de imóveis não é algo tão complicado de se entender, basta um pouco de pesquisa para que se tenha um melhor compreendimento e foi pensando nisso que fizemos este guia fácil.

Este processo exige muita atenção e cuidado, então tome cuidado e analise tudo muito bem antes de assinar o contrato de locação, se for necessário peça para que a imobiliária lhe explique cada detalhe de como eles trabalham com este processo. 

Tanto o proprietário do imóvel quanto o inquilino tem direitos e acima de tudo regras que devem seguir para que não se tenha problemas com a locação, para que você entenda melhor o seu papel e como funciona o processo de locação de imóveis em Londrina, fique atento a tudo que consta neste artigo.

Primeiramente a imobiliária tem como papel realizar uma vistoria detalhada no imóvel em questão e na documentação do imóvel deve constar o estado de conservação e é da mesma forma que consta na documentação que o imóvel deve ser entregue para o inquilino e após a saída do inquilino, deve ser devolvido da mesma forma, caso algo estiver fora do normal o proprietário tem em média 48 para contestar ou questionar algo em relação ao estado de conservação do imóvel.

O contrato também é de cuidado da imobiliária a partir do momento em que o proprietário registra o imóvel na imobiliária e antes da assinatura das partes envolvidas, todos devem ler atentamente cada cláusula para garantir que as partes estão de acordo com o que foi negociado, como por exemplo o valor do aluguel e o tempo em que o inquilino irá permanecer no imóvel. Quanto ao tempo de validade do contrato, a lei do inquilinato divide em duas modalidades: Superior ou igual a 30 meses e inferior a 30 meses, mas geralmente se utiliza o prazo de 12 a 30 meses e ao término desse prazo o inquilino deve se retirar do imóvel ou entrar em contato com o proprietário juntamente da imobiliária para tentar reaver o prazo.

Quanto aos deveres do inquilino e do proprietário são bem simples, vamos listar aqui de forma que fique claro e fácil de se compreender.

 Deveres do inquilino: 

  • Pagar o valor do aluguel sempre dentro do prazo, sem deixar que atrase;
  • Usar o imóvel de forma saudável, como consta no contrato, sem danificá-lo ou quebrar regras em questão de barulho fora de hora e outras que constam no contrato;
  • Não fazer modificações na estrutura do imóvel;
  • Pagar todas as despesas do imóvel como luz, água e etc;
  • Devolver o imóvel no mesmo estado de conservação em que foi lhe entregue.

Deveres do proprietário:

  • Entregar o imóvel em boas condições para uso e caso algo esteja fora dos conformes, o inquilino tem o direito de solicitar o concerto;
  • Fornecer os boletos/recibos para que o inquilino possa efetuar o pagamento do aluguel;
  • Caso o imóvel seja um apartamento, o proprietário deve efetuar o pagamento das despesas extraordinárias, como reformas no prédio, concertos no elevador, troca de cabos e etc;
  • O mesmo tem o compromisso de arcar com as seguintes despesas: Impostos, seguro contra incêndios, e etc.

Mas lembre-se de que todos os deveres, tanto do inquilino quanto do proprietário devem constar no contrato, então leia todas as cláusulas atentamente sem exceção!

 Agora que entendeu um pouco mais a parte burocrática vamos para um lado um tanto quanto desagradável mas que é necessário se falar. Quais são os possíveis problemas que podem surgir durante o processo de alugar casa em Londrina

  • Recuso por parte do proprietário em relação ao reajuste sobre o valor do aluguel;
  • Ação de despejo caso ocorra atrasos no pagamento, multas ou penalidades;
  • Acréscimos no aluguel em caso de atrasos no pagamento;
  • Venda do imóvel alugado, mas nesses casos o proprietário tem o dever de avisar o inquilino no mínimo 30 dias antes;
  • Retomada do imóvel por parte do proprietário;
  • Fraudes na documentação do imóvel (Por isso é recomendável que você alugue através de uma imobiliária, com profissionais de sua confiança).

 Agora que você tem ciência dos seus deveres, possíveis problemas e de que é recomendável que busque por imóveis para alugar em uma imobiliária de confiança, vem a parte fácil, vá em busca de um imóvel que se encaixe em seu perfil e agrade as suas perspectivas em um local de qualidade, com uma vizinhança agradável e localizado em uma região onde de fácil mobilidade para que consiga ter uma rotina agradável, com mercados, farmácias, postos de saúde, colégios e emprego próximos, deixando o seu dia a dia menos cansativo. 

E aí, o que achou? Conseguiu ter um melhor entendimento sobre o processo de locação de imóveis? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem