A COLEÇÃO - Joinville 170 anos


 Por Ademar Cesar

Nesta coleção me contive em abordar alguns aspectos interessantes de minha cidade. Margeei os acontecimentos políticos, históricos e sociais dessa magnifica cidade, justamente para não parecer apenas mais um a abordar fatos e acontecimentos que já são de total conhecimento de todos.


Quando olhamos para uma cidade do porte de Joinville já se sabe que em sua história encontramos acontecimentos que envolvem pessoas que muito lutaram, choraram e sangraram. Sabemos que nessa história existiram empresários visionários e destemidos que contribuíram para o progresso econômico de toda a região, como também políticos que atuaram no desenvolvimento das questões sociais da cidade no âmbito nacional.

Não faltaram pessoas que enfrentaram os mais intransponíveis desafios no trabalho, na saúde, na educação, enfim, nas mais diversas áreas. Estes são, de fato, os principais ingredientes que fazem surgir uma grande cidade.


Porém, a Joinville que evidencio nessa coleção, embora seja exatamente a mesma mencionada, traz um questionamento na tentativa de responder uma simples pergunta dirigida a todos aqueles que decidiram adotar Joinville como sua cidade. Sim, aqueles que por uma simples passagem ou visita, resolveram morar aqui.


A pergunta é: Por que morar em Joinville?


As respostas para essa pergunta formam uma extensa lista de motivos. Elas vão desde “Aqui ainda se pode deixar roupas no varal”, até “Pela possibilidade de formação profissional”. É claro que cidade perfeita não existe, mas temos que concordar que essa é realmente uma cidade boa para se viver. As notas para os quesitos educação, saúde, segurança, emprego, preservação, solidariedade e cultura dificilmente ficariam abaixo da média.


Por tais razões que, eu como artista, não poderia deixar de priorizar um aspecto muito importante. Um setor que vem se desenvolvendo cada vez mais, dando a Joinville um status que se percebe praticamente em todas as cidades europeias: a arte joinvillense.


A visão artística que proponho nessa exposição aborda muitas características da região de Joinville. Nela se evidencia desenvolvimento urbano, preservação ambiental, tradição, costumes, natureza, movimentos artísticos, música, dança, pintura, etc. Tudo isso permeado por uma conotação poética, reforçando a ideia de que Joinville já abandonou a atitude provinciana há muito tempo e que se abriu para uma nova era. Aqui vemos chegar cada vez mais eventos artísticos, surgem instituições culturais, peças teatrais e artistas dos mais diversos lugares. Por isso que é aqui que eu quero estar.

O ARTISTA 

 

O artista plástico catarinense Ademar Cesar iniciou seu trabalho artístico de maneira profissional no ano de 2003. No período anterior exercitava a arte em segundo plano na sua carreira profissional, desenvolvendo pinturas e desenhos como forma de exercitar e aprimorar a técnica. 


No ano de 2004, ingressou para a AAPLAJ (Associação de Artistas Plásticos de Joinville) permanecendo como associado durante 4 anos. Na associação participou de algumas exposições coletivas e uma exposição individual. Depois passou a atuar de forma isolada, participando de concursos culturais de pintura em tela, nos quais teve participações premiadas. 


A partir de 2007 começou a fazer anualmente uma exposição individual aberta ao público. Em 2008 foi selecionado para ilustrar capas das listas telefônicas de uma empresa catarinense; atividade que passou a exercer anualmente durante os 9 anos subsequentes. Através desta atividade seu trabalho ficou muito conhecido nas cidades catarinenses.   

Em 2010 foi selecionado para o salão NAIFS do Brasil promovido pelo SESC de Piracicaba/SP. Ainda, teve diversos trabalhos publicados em revistas de arte de âmbito nacional. 


Vendeu trabalhos para todo o território brasileiro e para alguns países como Alemanha, Estados Unidos da América e Venezuela.  


Em 2011 fundou o Instituto Cultural Ademar Cesar, do qual atualmente é presidente. Através do Instituto desenvolve um trabalho social na cidade de Joinville, promovendo e difundindo a inclusão e a cultura para todas as classes sociais. 

Adicionalmente, vem trabalhando em escolas, associações e empresas com palestras, murais e obras personalizadas, utilizando a arte como ferramenta. 


Ainda em 2020, o artista recebeu o título de “Reconhecimento Internacional cedido pela Organização Cultural Brasil América Latina – OCBAL.  A organização destacou a obra do catarinense Ademar Cesar, por sua trajetória como artista plástico, representando o Brasil através de sua arte. 

  


  

 

Postagem Anterior Próxima Postagem