Superando‌ ‌a‌ ‌depressão‌ ‌pós-parto‌ ‌

Foto: Pixabay

Por mais assustador que possa parecer, a depressão pós-parto é algo muito comum hoje em dia. De acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, a depressão pós-parto afeta cerca de 10% das mulheres que deram à luz. Os sintomas mais comuns dessa doença são a ansiedade, falta de energia e alterações no padrão do sono e na alimentação. 

Ela é uma doença como outra qualquer e exige tratamento adequado à base de remédios e terapia. É importante ressaltar que a depressão pós-parto não é um capricho da mulher, muito menos rejeição ao bebê. Ela é muito mais séria que uma melancolia passageira. Boa parte das mulheres tem uma sensação de tristeza nas primeiras duas semanas depois do parto,  mas trata-se apenas de uma melancolia que desaparece sozinha. 

Já na depressão pós-parto, essa tristeza e a perda de energia não melhoram mesmo com o passar do tempo. A mulher perde o encanto pela vida e se distancia cada vez mais das sensações prazerosas do dia a dia. Nessa hora é muito importante receber o apoio de familiares e reconhecer a depressão o mais rápido possível e assim receber o tratamento necessário. Se não tratar, a depressão pode se prolongar por meses e até anos.

Identificando a depressão pós-parto

Os sintomas são diversos, mas alguns são mais comuns e podem ajudar a reconhecer se está ou não com depressão pós-parto. É importante que os familiares prestem atenção a esses sinais também.

Entre eles estão: Tristeza prolongada, em geral pela manhã e à tarde; sensação de que nada de bom acontecerá em sua vida; sentimento de culpa por tudo; irritação e impaciência constantes; desejo de chorar o tempo todo; perda do humor e dificuldade de se divertir, entre outros.

Tratamento

Esse é um processo que precisa ser levado a sério. Mais uma vez é preciso lembrar que a mulher que é acometida de uma depressão pós-parto não é uma mãe desnaturada e também não perde o direito de estar ao lado do filho. É preciso estar ciente de que é uma doença como outra qualquer que precisa de um tratamento. Antes de mais nada, é necessário procurar ajuda de um médico que indicará a melhor forma de tratamento que geralmente envolve terapia, antidepressivos e uma dieta saudável. 

Além do tratamento médico, é preciso criar alguns hábitos para potencializar os resultados, como por exemplo, descansar bastante, exercitar-se e claro, aceitar ajuda de familiares e amigos. Assim, será possível superar a depressão pós parto.

Postagem Anterior Próxima Postagem