Uma forte chuva atingiu a cidade de São Paulo neste sábado (17) e colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Diante do grande volume de precipitação e do risco elevado, a Defesa Civil emitiu, pela primeira vez, um alerta extremo diretamente nos celulares dos moradores, com toque de sirene, para ampliar o aviso à população.
O estado de atenção foi decretado às 17h49, após o avanço rápido das áreas de instabilidade sobre diferentes regiões da cidade. Inicialmente, estavam sob atenção a Zona Sul, Zona Sudeste, Zona Leste e a Marginal Tietê, mas o alerta foi ampliado para toda a capital.
Alerta extremo com som de sirene inédita
A Defesa Civil explicou que o alerta extremo nunca havia sido utilizado antes na cidade de São Paulo. A mensagem enviada aos celulares chegou acompanhada por um som contínuo, semelhante a uma sirene, com duração aproximada de 10 segundos.
O texto do alerta informava: “Chuva forte se espalhando. Tem raios e vento. Atinge áreas vizinhas. Mantenha-se em local seguro.”
Segundo o órgão, existem dois níveis de aviso:
- Alerta severo, com um único bip sonoro e vibração;
- Alerta extremo, com som prolongado, usado apenas em situações de risco elevado.
A decisão pelo envio do alerta extremo levou em conta o alto volume de chuva acumulado nos últimos dias, o risco de transbordamento de córregos e a tragédia registrada na sexta-feira (16), quando um casal de idosos foi arrastado pela enxurrada na Zona Sul da capital.
Causas da chuva intensa
De acordo com o CGE, a chuva foi provocada pela combinação de calor com a entrada da brisa marítima, formando áreas de instabilidade que começaram de maneira isolada, mas ganharam forte intensidade ao longo da tarde.
As regiões mais atingidas incluíram:
- Zona Sul: Capela do Socorro, Cidade Ademar, Santo Amaro, Jabaquara e Ipiranga;
- Zona Leste: Mooca, Penha, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente e Sapopemba.
Alagamentos intransitáveis e ocorrências
O Corpo de Bombeiros registrou, entre 14h e 18h17, na capital e região metropolitana:
- 2 chamados para quedas de árvores
- 7 ocorrências de enchentes
Segundo o CGE, diversos alagamentos intransitáveis foram registrados:
Zona Leste – Vila Prudente
- Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, ambos os sentidos, na altura da Avenida Salim Farah Maluf
- Avenida Salim Farah Maluf, ambos os sentidos, na altura da Avenida Vila Ema
- Rua Ibitirama, ambos os sentidos, na altura da Praça Padre Damião
Zona Sul – Santo Amaro
- Acesso à Avenida das Nações Unidas (Campo Grande), ambos os sentidos
- Avenida das Nações Unidas, sentido Castelo/Interlagos, na altura da Avenida Octalles Marcondes Ferreira
Zona Sudeste – Ipiranga
- Avenida do Estado, ambos os sentidos, na altura da Rua Presidente Batista Pereira
- Viaduto Grande São Paulo, sobre a Avenida do Estado, ambos os sentidos
Contexto de tragédia recente aumenta alerta
A intensificação das medidas ocorre um dia após uma forte chuva causar transbordamentos e enxurradas na capital e Região Metropolitana, com carros arrastados pela água. Neste sábado (17), o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo de Marcos da Mata Ribeiro, de 68 anos, que havia desaparecido com a esposa após o carro do casal ser levado pela correnteza na Zona Sul. As buscas pela mulher continuam.
A Defesa Civil reforçou o alerta para que a população evite áreas alagadas, busque abrigo seguro e acompanhe os avisos oficiais, enquanto as instabilidades permanecem atuando sobre a capital paulista.
