5 novelas latinas que entraram para a história da televisão mundial

As novelas produzidas na América Latina sempre estiveram na preferência do público em vários países. Histórias que retratam a realidade de personagens baseados em pessoas que lutam para conquistar seu espaço na vida e para conseguir viver um grande amor.

As novelas mexicanas, colombianas e venezuelanas estão na memória afetiva de brasileiros e latinoamericanos que viveram principalmente os anos 70, 80 e 90.

Embora a quantidade de produções de qualidade sejam muitas, é impossível colocar todas elas em um único artigo. Por isso, a redação do Mundo Latino fez um trabalho de pesquisa para escolher algumas das mais famosas que representam as demais novelas latinas que permeiam a memória dos latinoamericanos e divulgam muito bem o nosso continente nos lugares onde conseguem chegar.

Relembramos cinco novelas latinas mais importantes na história da televisão.

Café com Aroma de Mulher

Produção colombiana, a novela Café com Aroma de Mulher, do autor Fernando Gaitán (falecido em 2019), foi um grande sucesso produzido pela RCN e no Brasil foi exibida mais de uma vez pelo SBT. A primeira versão gravada em 1994 teve como protagonista o ator brasileiro Guy Ecker e a atriz colombiana Margarita Rosa Francisco. Já a versão mais recente, que ainda está no ar pela Telemundo, o personagem Sebastião Vallejo é interpretado pelo ator cubano William Levy, e Gaivota, pela atriz Laura Londoño.

A história de amor envolvendo os personagens tem como cenário os lindos cafezais da Colômbia. A novela projetou o ator Guy Ecker para o mundo, que logo depois, ganhou mais espaço como galã das novelas mexicanas.

Kassandra 

Indiscutivelmente, “Kassandra” foi a novela venezuelana de maior sucesso que mostrou a capacidade do país de produzir grandes tramas e exportar para o mundo. Hoje, a Venezuela já não faz mais parte da indústria da teledramaturgia.

“Kassandra”, escrita pela autora cubana Delia Fiallo (falecida em junho deste ano) e César Miguel Rondón, foi sucesso nos anos 80 e 90 sendo exibida em vários idiomas. 

A novela “Kassandra” foi produzida pela Radio Caracas Televisión (RCTV), emissora que não teve a concessão renovada pelo então presidente Hugo Chávez em 2007, e teve que sair do ar. A história foi vivida por nomes importantes da televisão na época. Entre eles, os atores Osvaldo Ríos, Miguel de León e Coraima Torres.

Maria do Bairro

Fica difícil escolher uma única novela mexicana de sucesso entre o público latino, mas “Maria do Bairro” consegue representar muito bem esse universo de personagens construídos por autores e intérpretes consagrados da Televisa e outras produtoras.

A novela é uma adaptação de outro sucesso, “Os Ricos Também Choram”, que foi a primeira novela mexicana exibida no Brasil quando o SBT ainda era um jovem canal de televisão.

No elenco da novela latina “Maria do Bairro”, os protagonistas Fernando Colunga e Thalía se destacaram inclusive fora das telas, pois sempre foram publicados rumores sobre um possível romance entre o casal da história.

Outro nome também se destacou na história. Trata-se da atriz Itatí Cantoral, que ficou marcada pelo show de interpretação com a vilã Soraya Montenegro.

A Usurpadora 

Também não poderia faltar nesta seleção de novelas latinas de sucesso, a campeã de audiência no México, Brasil e todos os países onde foi exibida. “A Usurpadora” teve sua primeira versão na Venezuela em 1972, mas nos anos 90 ganhou um remake produzido pela Televisa no México.

Protagonizada pela atriz Gabriela Spanic, que deu vida às personagens Paola Bracho e Paulina Martinez, “A Usurpadora” foi uma das novelas com mais transmissões no planeta, sendo dublada em mais de 25 idiomas.

Assim como em “Maria do Bairro”, o ator Fernando Colunga também foi o galã da novela “A Usurpadora” no inesquecível papel de Carlos Daniel.

Chiquititas

“Chiquititas” é uma novela argentina que foi produzida pela Telefé em 1995, exibida em vários países e com duas versões produzidas no Brasil pelo SBT. A primeira, em 1997, e a segunda em 2007.

Em sua primeira versão a novela “Chiquititas” contou com a participação de nomes que mais tarde viriam a se destacar nas novelas da Rede Globo como Flávia Monteiro, Fernanda Souza, Marcos Pasquim, Carmo Dalla Vecchia e Nelson Freitas, esse último ainda se destacou com interpretações memoráveis no humorístico “Zorra”.

O país das novelas

Embora o Brasil seja conhecido como o país que produz novelas de sucesso, os vizinhos da América Latina não ficam atrás. As novelas mexicanas, por exemplo, garantem ao SBT o segundo lugar em audiência e hoje fazem parte dos catálogos de streamings como Amazon, Globoplay, Netflix e ainda estão presentes na TV por assinatura online Guigo TV, que transmite os canais Las Estrellas e TLN.

As novelas colombianas também fazem parte do catálogo de alguns streamings, assim como as antigas produções que marcaram a história das novelas venezuelanas.

A Telemundo, com sede e estúdios nos Estados Unidos, é uma das produtoras de novelas latinas mais importantes da atualidade e figura entre as responsáveis por grandes produções do gênero.

Postagem Anterior Próxima Postagem