5 dicas para começar a economizar hoje mesmo

Economizar é extremamente necessário, especialmente nos dias atuais, em que enfrentamos uma forte crise e recessão no país. O problema é que isso não é nada fácil e muita gente sofre para conseguir salvar umas moedinhas no final do mês!

Se você está afim de parar de ter dívidas e quer passar a ter uma poupança para emergências e para os seus sonhos veio no lugar certo: a seguir listamos 5 dicas para você começar a economizar a partir de agora.

1 – Trace objetivos

Gastamos mais dinheiro quando não temos nenhuma meta que nos estimule a guardá-lo. Sendo assim, é muito importante que você trace um objetivo e se esforce para economizar tendo ele como sua prioridade. 

Nesse sentido vale qualquer coisa, desde um objetivo bobo que muita gente pode considerar irrelevante (comprar um sapato novo, por exemplo) até um bem grande, que peça grande esforço econômico da sua parte (um intercâmbio nos Estados Unidos).

2 – Troque dívidas caras demais por dívidas mais baratas

Está devendo no cheque especial? Você sabia que essa é uma das formas mais caras de se dever, porque os juros são altíssimos? Em casos assim vale a pena, por exemplo, pegar um empréstimo consignado, com juros menores e que serão mais facilmente quitados por você.

3 – Confie nos aplicativos de gestão financeira

Acredite, eles existem e te ajudam demais a economizar. Um deles é o Mobilis, que te ajuda a organizar as suas contas e a fazer planilhas com os seus gastos, mas existem muitos outros. Vale a pena buscar o que melhor se encaixa às suas necessidades e fazer já o download.

4 – Evite comprar compulsivamente

O consumo desenfreado é uma das maiores causas de endividamento. Muita gente tem nas compras a sua própria terapia, mas isso precisa parar, porque os riscos são altíssimos, inclusive para a sua conta bancária.

5 – Pague as suas contas no vencimento

Ou antes, se possível! Nada de ser desses que deixa para depois. O resultado de postergar vai ser simplesmente pagar mais juros, o que não é bom para ninguém que quer economizar.

Foto: Pixabay

Postagem Anterior Próxima Postagem