Lenin, o apóstolo universal da destruição

Por Eduardo Negrão

O livro Lenin, a Biografia Definitiva, do emérito professor da Universidade de Oxford, o britânico Robert Service, transforma uma vida árida, cheia de violência e tragédias, numa agradável novela – uma novela russa, claro, com toda carga dramática que isso implica. Para quem optar pelo livro impresso as mais de setecentas páginas são de leitura agradável e a edição, o papel e até tipologia gráfica escolhidas pela Record ajudam.  Esse é o decimo primeiro livro do autor sobre o período soviético, ele já havia escrito as biografias de Stalin e Trotsky, outros baluartes do comunismo.

A saga de Vladimir Ilich Ulyanov (nome de batismo de Lenin) começa em maio de 1887 quando seu irmão mais velho foi preso pela Okhrana – polícia secreta do Czar Alexandre III, da então Rússia Imperial. Seu irmão foi executado no dia 08 de maio. Lenin tinha 17 anos e aquilo foi um gatilho para que ele se tornasse um dos revolucionários mais perigosos do mundo e responsável por eliminar a dinastia Romanov que governava a Rússia há mais de três séculos.

Aos 27 anos Lenin foi preso pela 1ª vez por suspeita de sedição e exilado na Sibéria, região remota da Rússia onde as temperaturas chegam a 40º negativos. Terminado esse período Lenin, pressionado pelas forças de segurança, deixou a Rússia e vagou por grandes cidade europeias como Londres, Paris, Berna e Munique. Em todos esses países se manteve como agitador político e líder marxista.

Em fevereiro de 1917 – em plena Primeira Guerra Mundial – estoura a revolução na cidade russa de São Petersburgo – Quando Lenin foi procurado por um grupo de industriais alemães que queriam financiar seu retorno à Rússia talvez no maior erro de cálculo da história política europeia. O objetivo dos alemães era apenas desestabilizar a monarquia russa para que ela perdesse o foco no confronto contra os alemães.

Anos depois, o primeiro ministro britânico, Winston Churchill, um conhecido frasista, disse: “Os alemães enviaram à Rússia a mais terrível das armas. Transportaram Lênin em um trem lacrado como se fosse um bacilo da peste”. O trem não foi lacrado, claro, e na longa parada que fez em Berlim, os capitalistas alemães doaram a Lenin cerca de U$ 15.000 dólares (o equivalente a cerca de 370 milhões de dólares hoje). Um erro que ecoaria por todo século XX e que inspiraria guerras e revoluções de Cuba ao Camboja, chegando até os dias de hoje.

Voltando ao nosso protagonista, meses depois Lenin lideraria a Revolução de Outubro, foi a segunda fase da Revolução Russa de 1917, quando Lenin assume o poder e pode abandonar seus 160 pseudônimos e codinomes – isso mesmo, Vladimir Ilych Ulianov teve que adotar cento e sessenta codinomes ao longo de sua vida para despistar diversos serviços secretos que o caçaram pela Europa.

Muitos especialistas cravam que a Revolução Russa não seria a mesma (ou talvez nem existiria) sem a liderança de Lênin e Trotsky. E sem aquela bela ajuda alemã. No ano seguinte, 1918 Lenin ao sair de uma assembleia, ao entrar no carro Lenin foi atingido por dois tiros, um no ombro e outro no pescoço. A suposta autora foi presa imediatamente; Fanya Kaplan foi executada e teve seu corpo destruído rapidamente – como sempre acontece nas ditaduras comunistas tudo indica que ela seria inocente pois era tão míope que beirava a cegueira.

A essa altura Lenin já tinha criado sua própria polícia secreta, a temível Tcheka que, em represália a esse atentado, eliminou nada menos que 100 mil cidadãos russos. Esse período ficou conhecido como “Terror Vermelho”.

O livro Robert Service é quase um roteiro para cinema, pronto para ser rodado. E como a locação é na Rússia, lá vai drama: em 1921 terminada a      I Grande Guerra, a revolução e a guerra civil que a sucedeu – somados à ineficiência inerente ao modelo comunista veio a ‘Grande Fome Russa’ onde essa tempestade perfeita culminou na morte de mais de 5 milhões de russos. História russa é teste pra cardíaco amigo…

Serviço:

LENIN, a biografia definitiva

Autor: Robert Service.

Editora: Record, 714 páginas. 

Preço: R$ 77,31

Eduardo Negrão é escritor e analista político. Instagram: @prof.eduardonegrao 

Postagem Anterior Próxima Postagem