Casa de Fátima realiza evento ecumênico no Rio

No dia 8 de janeiro de 2022, no Instituto do Estudo da Filosofia de Fátima, também conhecida como Casa de Fátima, ocorreu a gira do Oxossi ibo caçador com a mãe Luciana e o pai Zé.

A Casa de Fátima é sede da primeira Filosofia Religiosa fundada na cidade do Rio de Janeiro pelo Psicólogo Fernando Ben.

E tem como base o ecumenismo e o respeito a todas as manifestações religiosas e que se configuram pela prática do bem e da caridade.

Na ocasião, os filhos de santo da Mãe Luciana e Pai Zé, estiveram juntos com a população do bairro de Sepetiba na cidade do Rio de Janeiro e também frequentadores da Casa de Fátima.

Este evento celebra um encontro inter-religioso, entre a Filosofia de Fátima e a Umbanda.

Segundo Fernando Ben, “a Umbanda é uma religião que surgiu no Brasil no dia 15 de novembro de 1908. Fundada pelo saudoso médium Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975), que também exerceu forte ação na política de São Gonçalo como vereador. Inaugurando escola e espalhando o bem em todas as instancias que atuava. Desta forma, temos o dever de propiciar o devido espaço a uma religião que evoca respeito, amor ao próximo, caridade e união.”

Foi no dia 19 de dezembro de 2021, na Casa de Fátima, que ocorreu uma reunião de psicografia, conhecida como as Cartas de Fátima, que reuniu centenas de pessoas, inclusive vindas de outras cidades e estados brasileiros. Nesta ocasião o Pastor Alexandre Marques Cabral realizou uma palestra durante a reunião. Deixando todos perplexos por sua grande desenvoltura na oratória e no seu enorme respeito por todas as religiões.

Fernando Ben lembra que: “Alexandre Marques Cabral é professor de filosofia da UERJ e do Colégio Pedro II, doutor em teologia pela PUC-RJ, doutor em filosofia pela UERJ. Bem como é pastor da Igreja Reformada Ecumênica.”


Foi publicado um livro, que pode ser baixado gratuitamente no site http://www.casadefatima.org/livros, contendo um diálogo entre o Pastor Alexandre Marques e Fernando Ben.

O encontro da Gira de Oxossi ibo caçador permitiu que mais famílias fossem atendidas pela Casa de Fátima em sua ação social de cestas básicas. Pois, as pessoas que foram no encontro levaram alimentos e roupas usadas. Além da fé em ação, houve principalmente o bem em ação.

Ao ser questionado sobre o futuro das religiões, Fernando Ben afirma:

“Em meu contexto de Fé, interpreto a frase de Fátima “A nossa religião é o outro.”. Como uma perspectiva que precisamos ainda de ritos, crenças e pertencimento religioso para nos fortalecermos como pessoas na sociedade. Contudo, a frase de Fátima. As religiões são janelas para observar o Céu, você pode até mudar de janela para observar melhor, mas o céu continuará lá!.” reflete a riqueza de seu pensamento. Onde nos fortalecemos na religião, buscamos um céu particular, mas, no fundo, só teremos PAZ se nos unirmos e agirmos com dignidade e respeito para com o nosso próximo.”

Para acompanhar a agenda da Casa de Fátima acesse: www.casadefatima.org/agenda

Fotos: Thais Ben e  Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 

Postagem Anterior Próxima Postagem