Carlos Vereza e Hana Kolodny apresentam peça sobre Lotte Zweig em Blumenau e Florianópolis


Carlos Vereza e Hana Kolodny apresentam em Santa Catarina o espetáculo “Lotte Zweig: A Mulher Silenciada”, escrito e dirigido por Vereza. A peça é baseada na história do escritor austríaco Stefan Zweig e de sua esposa, Charlotte Zweig, encontrados mortos em 1942 no bangalô onde viviam, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

As investigações da época apontaram para um suicídio duplo, mas não houve autorização para a realização de autópsia. Oitenta anos depois, novos indícios trouxeram dúvidas sobre o caso. Entre eles, a carta de despedida encontrada, que fazia referência apenas a Stefan Zweig. O espetáculo abre espaço para reflexões sobre um possível envolvimento do regime nazista, com eventual cumplicidade das autoridades brasileiras durante a ditadura do Estado Novo.

A estreia nacional ocorreu no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 1º de abril, com temporada até 28 do mesmo mês.

Em Santa Catarina, as apresentações estão marcadas para os dias:

  • Blumenau: Quinta-feira, 24 de abril, às 20h, no Teatro Carlos Gomes (abertura às 19h).
  • Florianópolis: Sábado, 26 de abril, às 19h, no Teatro Ademir Rosa – CIC (abertura às 18h).

A peça narra, do ponto de vista de Lotte Zweig, a experiência do casal em exílio no Brasil, em meio à tensão da Segunda Guerra Mundial. Com astúcia e sensibilidade, a obra destaca o silêncio e o apagamento da figura feminina diante dos fatos históricos.

Postagem Anterior Próxima Postagem