Criadores colombianos apoiam o maior mural do planeta

A criação do maior mural da história surge da atividade da Organização Mundial de Artistas Integrados (OMAI) e a Associação Cultural Arte Sem Fronteiras para a Paz (ASFPP). O projeto está avançando em um ritmo imparável, está programado para abrir em dezembro próximo no México.

Ernesto Ríos Rochas, diretor da OMAI e anfitrião no México, disse: "O mural será montado em Mocorito Sinaloa, é um projeto sem fins lucrativos, artistas participarão gratuitamente e será criado como um quebra-cabeça como um mosaico com obras de temas de paz e meio ambiente feito por crianças e artistas adultos de todo o mundo".

Criadores de todo o planeta participarão de seu trabalho para participar do projeto cujo objetivo é procurar um recorde no livro do Guinness World Records. O projeto será possível com o patrocínio da Fundação Grupo Anjor do México através do empresário sinaloano Carlos Antonio Sosa Valencia disse: "Esta é uma tarefa titânica empreendido por mais de 30 países com o objetivo de tornar visível a questão da paz e do meio ambiente e a atmosfera, de uma perspectiva artística e inclusiva, além disso; criar consciência em um dos momentos mais críticos da humanidade.

César Rincón González, diretor da ASFPP, disse: "Na Colômbia, a proposta foi apoiada por entidades como Fundação Catalina Muñoz, Galeria Cambass, os A paz é o Caminho, Lixo Limpo e contato novo planeta, entre outros. Além disso; artistas importantes de trajetória internacional e gestores do campo cultural de diferentes regiões do território nacional como Andrés Loboguerrero, Jainer León, Eliana Pedroza, Manolo Colmenares, Sharon Padilla, Tatiana Caro, Oscar Esteban Martínez, Olaff Crown, Carlos Naranjo entre outros. Eles encontram-se trabalhando para adicionar seus esforços ao mural.

Gestão internacional

Maestro Mauricio Mayorga como convidado especial e aliado estratégico coordena a ligação em vários países de obras pictóricas de artistas de grupos de povos indígenas e afrodescendentes (inclui Raizales), crianças e pessoas em condições de grupos de deficiência, artísticos, sociais, educacionais, entre outros.

A professora e artista Pilar Gómez da cidade de Bucaramanga anunciou sua doação para o projeto artístico "Terra, amor e país", trabalho desenvolvido ao longo de vários anos como professor universitário de "Unidades Tecnológicas do Santander. UTS". O projeto de inclusão é uma gigantesca bandeira colombiana feita com 3000 telas pintadas por jovens, artistas, militares e vários grupos. A obra está pronta na cidade de Bucaramanga para apresentação e, em seguida, ser despachado para o México.

A cidade de Neiva está presente o professor e artista Nelson García, que relacionou a Escola INEN e já começaram as pinturas em tela que eles enviarão para o México.

Na capital colombiana, a professora Pilar Granados J. formada em Belas Artes realiza árduo gestão com crianças e funcionários da Controladoria Geral da República sede e Delegados.

Medellín está presente com o artista e gerente cultural Lulieth Deossa Avendaño avança conversas com entidades governamentais, como a Prefeitura, para vincular obras de vários grupos para o projeto.

Por sua vez, Omar Guío B. mestre em artes plásticas está trabalhando em Bogotá com artistas consagrados, jovens e crianças dos três salões da Bienal Internacional da Suba.

Leonardo Fabio Sánchez Rivera coordena várias escolas em Caquetá; Centro Educativo Palmarito é sede da Morelia Caquetá, Instituição de Ensino Rural Salamina do município de Currillo, I.E. Ciudadela Siglo XXI de Florencia, instituição de ensino zona rural de Rio Negro de Porto Rico, Caquetá.

Em Pereira está presente Luz Stella Tisnés Ocampo, artista e professora que já avança trabalha com os alunos do Liceo Taller San Miguel.

Sob o mesmo regime de trabalho (Coordenador-Gerentes) que está sendo executado em Colômbia para montar o mural, é realizado em países como Porto Rico, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Panamá, França, Argentina, Cuba, Espanha, Islândia, Costa Rica, El Salvador, República Dominicana, Guatemala, Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Chile, Uruguai, México, Bolívia, Portugal, Honduras.

Como é importante e satisfatório saber como dois direitos fundamentais são violados sistematicamente em todo o mundo são um elemento de coesão e reflexão, refletido em uma obra monumental de arte feita sem sede de proeminência onde os princípios da paz, tolerância e consciência ambiental será registrado em um Guinness como uma mensagem para a humanidade.

Bases da chamada: https://www.elmuralmasgrandedelahistoria.com/


Postagem Anterior Próxima Postagem