Delegada linha dura deve engrossar a bancada da bala em 2023, diz jornalista

A Delegada da Polícia Civil, Junia Cristina Leme Macedo (PTB-SP) é pré-candidata a deputada federal

Por Eduardo Negrão

O Brasil é notório pela impunidade, uma mistura leis lenientes, congressistas receosos, e ‘jabuticabas jurídicas’ como a tal audiência de custódia. Só tem um jeito de mudar isso, se você entende que precisamos de leis mais duras, temos que eleger parlamentares mais rígidos e destemidos.

Surge uma nova opção para os paulistas, a Delegada da Polícia Civil, Junia Cristina Leme Macedo (PTB-SP) é pré-candidata a deputada federal. Junia ingressou na Policia Civil no ano de 1998, exercendo suas funções primeiramente na Capital Paulista., sendo transferida para exercer suas funções no Deinter 5 que possui sede na cidade São José do Rio Preto, onde trabalhou por aproximadamente 18 anos.  Em janeiro de 2016 solicitou transferência ao Deinter 1, mais precisamente para a Delegacia Seccional de São Sebastião, onde permaneceu até o mês de maio de 2021, sendo transferida para o DEIC de São Jose dos Campos, onde permanece até o presente momento, comandando a delegacia de entorpecentes e a delegacia de combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro.

Em sua carreira, sempre esteve no comando simultâneo de Delegacias distritais e nas Delegacias de Defesa da Mulher, tendo sido inclusive a primeira Delegada de Polícia, a efetuar a primeira representação de prisão preventiva por um crime de ameaça após o advento da Lei Maria da Penha no Brasil, o qual foi deferida e o agressor preso.

Participou do Fórum para elaboração da Lei Maria da Penha,  em representatividade de consulta aos Delegados de Polícia do Brasil,  tendo ministrado cursos para a Policia Militar no Litoral Norte para capacitação na Ronda Maria da Penha, tendo também organizado fluxo de violência doméstica nos Municípios de Ilhabela, Caraguatatuba  e São Sebastião, junto a Secretaria da Saúde,  bem como com conscientização de Direitos dos Idosos e participou do Projeto de delegacia de defesa da mulher remota, que originou as DDM's (Delegacia da Mulher) on line, resultando em Moções nos Município de Caraguatatuba e São Sebastião, onde também recebeu o Título de Cidadã. 

Combateu conjuntamente ao Crime Organizado, estando à frente de diversas operações que culminaram na prisão de diversos agentes delituosos.

No comando da Delegacia de entorpecentes e da Delegacia de combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro vem efetuando diversas operações em toda região do Vale do Paraíba, em rede com os diversos órgãos do poder público, destacando as operações em conjunto com a GCM - Guarda Municipal de São Jose dos Campos.

Eduardo Negrão é jornalista especialista em Segurança Pública

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião editorial do Mundo Latino, sendo de total responsabilidade de seus autores

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem