Com representação nacional, o renomado artista plástico Emerson Valle estará à frente do OMAI com o objetivo de promover a arte e a participação popular no campo da cultura.
A Organização Mundial de Artistas Integrados, OMAI, nomeou o artista visual Emerson Valle como presidente em Honduras. A OMAI é uma organização artístico-cultural multidisciplinar composta atualmente por 28 países. É idealizadora de encontros e intercâmbios internacionais que geram ações sociais e movimentos fraternos de solidariedade nas áreas das humanidades com poder de designar cargos de voluntariado local, nacional e internacional em arte.
O compromisso é conseguir organizar eventos culturais onde toda expressão artística possa ser exaltada, gerando acompanhamento local e envolvendo instituições governamentais e não-governamentais relacionadas ao desenvolvimento criativo das nações, o que simultaneamente gera intercâmbios pontuais com outros países membros. É importante mencionar que esta organização não tem fins lucrativos, existe uma convenção anual onde os representantes de cada país vêm gerar links para promoção e divulgação cultural.
A aproximação com Honduras surge da comunicação da artista Giovanna Céspedes e do professor Ernesto Ríos Rocha, com o artista visual hondurenho Emerson Valle, abrindo caminho para que nosso país faça parte do recente projeto "O maior mosaico da história" com o qual está pretendia alcançar um Recorde do Guinness. Todo o trabalho é baseado em dois grandes temas, paz e meio ambiente, o projeto está em fase de coleta e montagem, a ser inaugurado em Sinaloa, no México, com 271 artistas plásticos, crianças, jovens e adultos, que fazem parte do projeto.
A gestão desta importante participação esteve a cargo do artista visual Emerson Valle, que atuou como gestor a nível nacional junto com uma equipe de dirigentes nacionais composta por: Alejandra Margarita Martínez, Gabriela Zelaya Reyes, Dennis Samuel L. Abraham, Brandon Ariel Martínez, Jhon Franklin Girón, Ronny Yoel Reyes, Walter Alexander Sandres, Roger Suárez, Claudio Javier Espinoza, Sergio Álvarez, Josué Rápalo, Kelvin Gerardo Reyes Martínez
Emerson Valle, como colaborador a serviço da arte hondurenha e do fortalecimento das questões culturais, apresenta-se como presidente da OMAI para continuar criando enriquecimento e colaboração com artistas nacionais e internacionais.
Sobre Emerson Valle
É artista e restaurador de bens culturais, formado pela Escola Nacional de Belas Artes e atualmente estagiário do Bacharelado em Artes da Universidade Pedagógica Nacional "Francisco Morazán". Participou de cursos de fotografia, realização de documentários e oficinas de conservação de bens culturais e imateriais. Realizou exposições individuais e coletivas a nível nacional e internacional.
A cor e a linha moldam cada obra, tratando assim de questões de relevância social e da busca constante pela estética através de seu trabalho de restauro pictórico e escultórico a serviço do resgate do patrimônio cultural da humanidade. Atualmente trabalha como restaurador de bens culturais e artista visual e coordenador de país no maior projeto de mosaico da história em Sinaloa, no México.