Por Dentro da 51ª Edição do Festival de Cinema de Gramado


Entre os dias 11 e 19 de agosto de 2023 aconteceu a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O evento que ocorre desde 1973 é uma importante celebração das produções cinematográficas brasileiras, que de modo geral, infelizmente não costumam ser tão prestigiadas nas grandes premiações internacionais. Desse modo, sendo um dos principais eventos do gênero no calendário nacional, o festival é primordial para promover a indústria de filmes do nosso país. 


O evento é realizado no Palácio dos Festivais no coração da charmosa cidade de Gramado na serra gaúcha, conhecida por sua arquitetura alemã, paisagens encantadoras e clima frio em meio a uma extensa lista de atrações turísticas para todos os gostos. Para quem ficou com vontade de visitar a localidade, fica a dica de não esquecer de pôr um agasalho como uma jaqueta feminina na mala, pois, seja inverno ou verão a área pode contar com temperaturas baixas. 


Na edição de 2023, tivemos como sempre diversas celebridades passando pelo tapete vermelho do evento, ilustres figuras da indústria sendo homenageadas e os grandes vencedores dos Kikitos, nome do troféu recebido no festival. Contudo, esse ano tivemos também a triste notícia da morte da atriz Léa Garcia que já estava na cidade para receber o merecido Troféu Oscarito por sua brilhante carreira. Com o ocorrido, seu filho foi quem aceitou a honraria em seu nome, em um emocionante momento que serviu para reverenciar essa grande artista brasileira. Confira os ganhadores das principais categorias na lista a seguir. 


Lista de Vencedores do Festival de Cinema de Gramado 2023


Longas Gaúchos

Melhor Atriz: Carol Martins, por "O Acidente"


Melhor Ator: Fredericco Restori, por "Hamlet"


Júri Popular: "Sobreviventes do Pampa", de Rogério Rodrigues


Melhor Direção: Zeca Brito, por "Hamlet"


Melhor Filme: "Hamlet", de Zeca Brito


Longas Brasileiros

Melhor Filme: “Mussum — o Filmis”, de Silvio Guindane

Melhor Diretor: Petrus Cariry, por “Mais Pesado é o Céu”

Melhor Ator: Ailton Graça, por “Mussum — o Filmis” 

Melhor Atriz: Vera Holtz, por “Tia Virgínia”

Melhor Ator Coadjuvante: Yuri Marçal, por “Mussum — o Filmis”

Melhor Atriz Coadjuvante: Neusa Borges, por “Mussum — o Filmis”

Melhor Roteiro: Fábio Meira, por “Tia Virgínia”

Melhor Montagem: Firmino Holanda e Petrus Cariry, por “Mais Pesado é o Céu”

Melhor Fotografia: Petrus Cariry, por “Mais Pesado é o Céu” 

Melhor Trilha Musical: Max de Castro, por “Mussum — o Filmis”

Melhor Direção de Arte: Ana Mara Abreu, por “Tia Virgínia”

Júri Popular: “Mussum — o Filmis”, de Silvio Guindane


Prêmios Especiais

Troféu Oscarito: Léa Garcia e Laura Cardoso

Troféu Eduardo Abelin: Lucy Barreto

Kikito de Cristal: Alice Braga 

Troféu Cidade de Gramado: Ingrid Guimarães 


Famosos na 51ª Edição do Festival


Leticia Colin


Leticia Colin participou dessa edição do festival como integrante do júri e madrinha do projeto Educavideo, que contou com exibições de suas produções durante o evento. Dessa maneira, a atriz compareceu a diversos dias do festival, sempre muito estilosa, ela foi do extravagante ao sóbrio de acordo com cada ocasião em que esteve presente. 


Leticia inclusive chamou a atenção com sua escolha de botas destroyed para compor um look pretinho básico utilizado por ela. A atriz aproveitou a situação para brincar e deixar a importante mensagem de adotarmos medidas para uma moda mais sustentável.  

   

Caio Blat


Como um dos curadores do Festival de Cinema de Gramado 2023, Caio Blat foi outro artista que marcou presença no evento. O ator foi um dos escolhidos dessa edição para se tornar parte da Calçada da Fama de Gramado. Bastante despojado, Caio optou por participar da honraria vestindo a confortável combinação de calça jeans e moletom, que contou com a adição de um sobretudo cinza ao cruzar o tapete vermelho do evento.  


Reynaldo Gianecchini


Quem também preferiu prezar pela praticidade na escolha do look foi Reynaldo Gianecchini. O ator passou pelo tapete vermelho do festival usando um conjunto de moletom branco promovendo seu filme “Uma Família Feliz”, que estava concorrendo entre os longas brasileiros, mas que acabou não levando nenhum Kikito. Gianecchini, no entanto, teve o prestígio de entrar para a Calçada da Fama de Gramado durante a sua participação no festival desse ano.  


Grazi Massafera


Ao lado de Gianecchini, com que contracenou em “Uma Família Feliz”, Grazi Massafera foi quem roubou a cena na sua passagem pelo tapete vermelho do evento com um elegante vestido preto com fenda. Assim como seu parceiro de cena, a atriz também entrou para o rol de artistas da Calçada da Fama de Gramado. É notável ver alguém como ela que enfrentou tanta desconfiança ao ascender à fama e iniciar sua carreira como atriz, receber o reconhecimento que merece. 


Isis Valverde


Isis Valverde chegou no primeiro fim de semana do festival brilhando em um vestido dourado com transparência junto a um casaco xadrez para aguentar o friozinho típico de Gramado. A atriz esteve presente por ser a protagonista de “Angela”, um dos longas brasileiros indicados nessa edição. Além disso, Isis foi mais uma entre os artistas eternizados na Calçada da Fama durante o 51º Festival de Cinema de Gramado.  


Emanuelle Araújo



Quem também teve suas mãos moldadas para a Calçada da Fama da cidade foi Emanuelle Araújo. Presente no festival por fazer parte do elenco de “O Barulho da Noite”, que estava entre os concorrentes de longas brasileiros, a atriz esteve incrível em todas as suas aparições dessa edição. Para cerimônia principal, onde entregou um prêmio, Emanuelle elegeu um vestido clássico preto com mangas compridas para mostrar toda a sua sofisticação. Infelizmente, o filme em que participou não levou nenhum Kikito durante a solenidade.  


Ingrid Guimarães


Nessa edição Ingrid Guimarães foi consagrada na Calçada da Fama de Gramado e recebeu o Troféu Cidade de Gramado, que premia grandes nomes do audiovisual brasileiro, sendo a atriz com maior bilheteria do cinema nacional.  Sempre alto astral, usando um vestido listrado colorido e casaco combinando, Ingrid aproveitou o momento para advocar em favor do gênero da comédia, que nem sempre ganha o devido crédito dos críticos. A atriz também clamou em seu discurso pela aprovação do projeto de lei que garantirá uma cota para apresentação de produções cinematográficas brasileiras em todo o país.   


Laura Cardoso


Presença de honra no festival, Laura Cardoso, assim como Léa Garcia, foi concedida o Troféu Oscarito, glorificando sua icônica trajetória na indústria audiovisual brasileira. Com todo o seu requinte e distinção, a atriz vestiu roupas pretas com detalhes de flores bordadas para subir ao palco e receber seu prêmio. Laura que já tinha comparecido a outros compromissos ao longo dessa edição, também foi um dos nomes que foram merecidamente perpetuados na Calçada da Fama de Gramado em 2023. 


Alice Braga


De fama nacional e internacional, Alice Braga teve sua carreira celebrada com a consagração na Calçada da Fama de Gramado e com o especial Kikito de Cristal, produzido pela tradicional indústria de cristais da cidade. O vencedor da edição anterior participa da produção do troféu do ano seguinte, assim, Alice ajudou a fazer o prêmio que será entregue em 2024. Em ambas as ocasiões a atriz estava deslumbrante, seja com o conjunto branco cintilante ou o look azul um pouco mais descontraído.   


Vera Holtz



Eleita melhor atriz pelo longa brasileiro Tia Virgínia, Vera Holtz esteve no festival junto ao elenco da produção para divulgação do filme. Além de, assim como outros artistas, ter passado a fazer parte da Calçada da Fama de Gramado nessa edição. Adepta de um estilo discreto, Vera optou por looks minimalistas até mesmo para comparecer a principal premiação do festival, onde esbanjou simpatia quando subiu ao palco da cerimônia para receber seu prêmio.


Ailton Graça


Tendo sido reconhecido como melhor ator por viver o papel principal no longa grande vencedor da noite de encerramento do Festival de Cinema de Gramado, a cinebiografia Mussum — o Filmis, Ailton Graça o ator foi um dos destaques do evento. O artista emocionou a todos que assistiram à cerimônia ao levantar pautas importantes como o movimento negro e trazendo histórias pessoais para seu discurso. Porém, o seu lado divertido e alegre já conhecido pelo público não deixou de aparecer, inclusive em sua escolha de visual com blazer colorido, calça branca e chapéu no melhor estilo sambista.  

Postagem Anterior Próxima Postagem