Escritor Winston Morales Chavarro recebe homenagem no Brasil com Prêmio Gente de Expressão

O escritor colombiano Winston Morales Chavarrorecebeu o Prêmio Gente de Expressão do Portal Mundo Latino, um reconhecimento internacional destinado às personalidades que se destacam em suas respectivas áreas.

Nome conhecido na Colômbia, o prêmio brasileiro é mais um dos vários que Winston Morales Chavarro recebeu ao longo de sua trajetória. É uma forma de reconhecer seu legado no jornalismo, literatura e na poesia.

Esta semana o escritor colombiano está na Argentina, onde participa de um importante encontro de escritores na capital Buenos Aires.

Trajetória de sucesso

Winston Morales Chavarro é um poeta, romancista e jornalista colombiano nascido em Neiva em 1969. Mestre em Literatura Latino-Americana pela Universidade Andina Simón Bolívar de Quito. Professor em tempo integral na Universidade de Cartagena. Sua poesia explora a história do mito e o mistério da vida humana em textos com profunda profundidade formal e expressiva.

Em seus ensaios críticos busca interpretar algumas das poéticas mais importantes do século XX na América Latina, entre outras, as de José Antonio Ramos Sucre, Carlos Obregón, César Dávila Andrade e Jaime Sáenz. Seus textos foram traduzidos para francês, inglês, polonês, alemão, romeno, chinês e italiano e incluídos em diversas antologias nacionais e estrangeiras.

Proferiu leituras e conferências nas Universidades de Antioquia, Surcolombiana e Cartagena (Colômbia); Szczecin, Cracóvia, Varsóvia, Wroclaw, Zielona Gora e Poznan (Polónia); Harvard, Califórnia, Salem, Merrimack e Northern Essex Community College (Estados Unidos); Sonora (México) e Granada (Espanha).

Novo livro

‘Deus colocou um sorriso no rosto’ (Dios puso una sonrisa sobre su rostro’) é a nova obra do escritor e jornalista colombiano Winston Morales Chavarro, que para sua ficção se inspira em sua experiência como assessor de imprensa no hospital universitário de Neiva na Colômbia, onde pôde ver dois acontecimentos “aterrorizantes” ocorridos no país: a explosão do Club El Nogal, em Bogotá, e a casa-bomba Villa Magdalena, na cidade de Neiva.

Ele reedita o livro pela Círculo Rojo, lembrando que a primeira edição de seu romance ganhou o primeiro prêmio da IX Bienal Nacional de Romances ‘José Eustasio Rivera’, conforme explica a editora em nota.

“Existem três aspectos fundamentais: a violência, a relação de um homem com a morte e a ligação de uma jovem com a banda inglesa Coldplay. As três histórias se encontram e constituem o enredo final da história. A música do Coldplay está presente em cada um dos capítulos do livro, seja pelas cartas da menina, que morreu após o ataque terrorista ao clube El Nogal, seja pelos títulos de cada um dos capítulos do romance (uma música do Coldplay)”, explicou Chavarro.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem