Colômbia: Petro discute reabertura de fronteiras com Maduro


O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou na quarta-feira que entrou em contato com o líder venezuelano Nicolás Maduro para discutir a reabertura da fronteira entre os dois países assim que ele assumir o cargo, o que fazia parte das promessas de campanha dos dois candidatos em segundo turno. Rodolfo Hernández também havia prometido buscar o resta restabelecer os laços diplomáticos.

"Estou em comunicação com o governo venezuelano para abrir as fronteiras e restabelecer o pleno exercício dos direitos humanos na fronteira colombiana-venezuelana", disse Petro nas redes sociais.

O governo venezuelano havia transmitido à Petro sua "mais forte vontade de trabalhar na construção de uma etapa renovada de relações abrangentes", segundo o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado publicado na segunda-feira.

Após o primeiro turno na Colômbia, Maduro garantiu que "quem vencer", o governo venezuelano quer paz e cooperação. "Paz e fraternidade são o que queremos com a Colômbia", disse Maduro.

Petro havia afirmado que não olhava para Cúcuta sem a reabertura completa da fronteira com a Venezuela, tanto para os direitos humanos quanto para fins econômicos.

"Tenho que dizer que Cúcuta não pode ser uma cidade, não pode prosperar, não pode superar problemas sem abrir as fronteiras", apontou Petro, embora tenha admitido que as relações diplomáticas eram uma questão separada. "Não vejo alternativa para Cúcuta se não houver restabelecimento completo das relações diplomáticas e consulares entre os dois países", explicou ao concorrer à presidência. "É a maneira mais adequada para a região devido às necessidades que existem."

Petro havia questionado repetidamente o plano do presidente iván Duque de isolar Maduro para supostamente forçá-lo a renunciar e convocar eleições antecipadas. "Os destinos da Colômbia e da Venezuela estão no mesmo caminho, eles até se assemelham aos seus governantes, porque não há nada mais semelhante a Maduro na Colômbia do que Duque", sublinhou Petro.

O presidente eleito também conversou na terça-feira com o presidente dos EUA, Joseph Biden, para discutir futuros laços entre a Colômbia e os Estados Unidos. Analistas locais dizem que Petro estará mais perto de Washington do que Duque jamais esteve. Duque levou vários meses para contatar Biden depois de ter apoiado seu antecessor Donald Trump.

Fonte: Mercopress
Postagem Anterior Próxima Postagem