Pais podem ajudar filhos no interesse pela leitura durante as férias escolares, diz escritor João G. Brene

Depois de um período estudando em casa devido à pandemia, pela primeira vez após o retorno às aulas presenciais, os alunos se preparam para as férias escolares de julho. Neste período é possível combinar descanso, brincadeiras e leitura, e é aí que os pais podem colaborar e ajudar os filhos a retomarem ou despertarem o interesse pela leitura, pois segundo o escritor João. G. Brene, autor da trilogia Johnny Bleas (Editora Pandorga), esse é o momento certo para mergulhar no universo da fantasia e magia, como livros da saga de Harry Potter, por exemplo.


“As férias escolares são um dos momentos em que as crianças mais podem explorar a leitura. Com algumas semanas de descanso, crianças e adolescentes podem abrir espaço nas agendas para uma boa aventura, e para aqueles que ainda não tem o hábito da leitura livros como Johnny Bleas e Harry Potter podem ser uma ótima pedida”, sugere Brene.

Ainda de acordo com ele, pais e professores costumam nesse período incentivar a leitura, para ajudar a tirar muitas vezes os jovens da frente das telas. O autor ainda destaca que, cientificamente falando os benefícios da leitura são inúmeros.

“Além do aumento na capacidade de concentração, os aspectos neurológicos também podem ser destacados, afinal a concentração, o foco e a imaginação são um prato cheio para a criação de novas sinapses neurais”, frisa o autor da trilogia Johnny Bleas.
Segundo ele, os pais têm papel fundamental nesse processo. “A melhor dica é, leve seu filho em uma livraria e o deixe escolher qualquer coisa. Para crianças menores, quando estiverem lendo juntos, faça vozes e tente dar mais vida aos personagens. O momento de leitura entre pais e filhos é mágico, precisa ser estimulado sempre”, aconselha ele.

Livros para ler durante as férias escolares

O escritor João. G. Brene sugere alguns livros para ler durante as férias como a trilogia Johnny Bleas, de sua autoria, além de obras como os clássicos Harry Potter de JK. Rowling e o Código Da Vinci de Dan Brown.

“Sem dúvida alguma, o jovem que ainda não tem o hábito de ler pode começar com o primeiro livro da trilogia Johnny Bleas, Um Novo Mundo. Além dos livros da trilogia Asterium, os clássicos modernos como Harry Potter de JK. Rowling, o Código Da Vinci de Dan Brown também são bons exemplos de literaturas vorazes. Não longe desta lista, a saga Wingfeather, as Viagens de Júlio Verne e o Diário de um Nerd também são ótimos exemplos de livros para as férias”, sugere.

A trilogia escrita por João. G. Brene traz uma fantástica história de fantasia e aventuras no mundo de Asterium e conforme apresentado pelo próprio autor a obra tem por objetivo incentivar a leitura para aquele que ainda não tem esse hábito.

Segundo o autor, além de despertar a imaginação, os livros da trilogia de Asterium estão cheios de mensagens sobre coragem, positividade e determinação. O primeiro livro da série, “Johnny Bleas – Um Novo Mundo”, também foi publicado em inglês e espanhol.

Postagem Anterior Próxima Postagem