Argentina e Cuba assinam acordos bilaterais para fomentar a soberania alimentar

Bruno Rodríguez Parrilla e Santiago Cafiero, chanceleres de Cuba e da Argentina respectivamente, assinaram quinta-feira em Buenos Aires um acordo de cooperação bilateral para o desenvolvimento agrícola “para promover a soberania alimentar de Cuba”, foi anunciado.

O tratado prevê a criação de um Centro de Capacitação e Transferência de Tecnologia Agropecuária que permitiria à ilha caribenha aumentar sua capacidade produtiva agroalimentar, mediante o desenvolvimento da semeadura direta, além de enfocar os pequenos e médios produtores.

Em contrapartida, as empresas argentinas terão acesso aos benefícios concedidos pela legislação em vigor em Cuba.

Cafiero e Rodríguez Parrilla também assinaram o Acordo de Intercâmbio Comercial e Cooperação entre a República Argentina e a República de Cuba, uma atualização dos acordos vigentes na matéria, para incrementar o comércio bilateral.

O encontro aconteceu antes da XXII Cúpula de Chanceleres da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Rodríguez Parrilla agradeceu à Argentina por sua postura contra o Bloqueio Econômico, Comercial e Financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba e por seu apoio na luta contra a COVID-19.

Ele também reafirmou “a posição histórica de Cuba a favor da soberania argentina sobre as Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e os espaços marítimos circundantes”.

Mercopress

Postagem Anterior Próxima Postagem