PDT oficializa Ciro Gomes como candidato à Presidência da República

Ciro Gomes tenta pela quarta vez chegar ao Palácio do Planalto. Vice ainda não foi escolhido

Ciro Gomes tem nome oficializado em convenção (Foto: Divulgação/PDT)

O nome de Ciro Gomes, 64 anos, foi aprovado em convenção nacional do PDT nesta quarta-feira (20) por aclamação e sem votos contrários como candidato da sigla à Presidência da República.

O evento de oficialização da candidatura de Ciro Gomes como candidato a presidente foi realizado na sede nacional do partido, em Brasília, justamente no primeiro dia do período para realização das convenções partidárias, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pedetista é ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará e agora segue na disputa pelo Palácio do Planalto pela quarta vez. Mesmo não conseguindo chegar ao segundo turno nas últimas três disputas (1998, 2002 e 2018), Ciro Gomes teve o melhor desempenho nas últimas eleições presidenciais, com pouco mais de 13,3 milhões de votos.

Em 2018 conseguiu 8% das intenções, segundo o último levantamento do instituto Datafolha. Ele se apresenta como alternativa à polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).


Quem é o vice de Ciro Gomes em 2022

O PDT ainda não anunciou o nome do vice de Ciro Gomes na disputa eleitoral deste ano. Segundo o presidente da sigla, Carlos Lupi, caso a candidatura se consolide com uma chapa pura, a ideia é ter uma mulher como vice.

No entanto, Lupi disse que vai tentar encontrar um nome para ser vice na chapa de Ciro Gomes até a última hora. “O grande desafio, no meu modo de ver, é que eles tentam te encurralar no canto do ringue evitando que os partidos se aliem, já aconteceu na outra eleição… A gente tem que ter a capacidade de até a última hora tentar a aliança”, disse o presidente do PDT em uma live nas redes sociais.


Postagem Anterior Próxima Postagem