Ciro Gomes deve ser beneficiado com desistência de Doria, afirma CEO da Quaest

 Ciro Gomes aparece em terceiro nas pesquisas para presidente da República


Ciro Gomes é pré-candidato a presidente
Ciro Gomes (Foto: Reprodução/Instagram)

O pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) deverá ser o mais beneficiado com a desistência do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), da disputa eleitoral, segundo avaliou o CEO do Instituto de Pesquisas Qauest, Felipe Nunes, em entrevista ao canal My News. O tucano anunciou nesta segunda-feira (23) que está fora do páreo após enfrentar problemas internos no partido e a falta de apoio para seguir adiante com seu projeto de disputar o Palácio do Planalto.

“Numericamente o Doria nunca teve muita intenção de voto em nenhum cenário”, afirmou Nunes acrescentando que o pré-candidato do PDT é um dos maiores beneficiados com os votos que seriam destinados ao tucano. “O maior beneficiário destes votos de Doria é Ciro Gomes. Ele é quem tem o maior potencial de voto e a menor rejeição”, disse o CEO da Quaest.

Nunes ainda destacou que acredita no crescimento do nome de Ciro Gomes nas próximas pesquisas nos cenários sem o nome de João Doria. Ainda de acordo com ele, outro beneficiado com a desistência do ex-governador de São Paulo na disputa presidência é o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), quando se faz uma análise política.

“Entre os eleitores do Doria, eles rejeitam muito mais o Bolsonaro”, afirma ele, acrescentando que entre os eleitores do tucano, 77% rejeitam o atual presidente que disputará a reeleição pelo PL, enquanto 62% não votam em Lula de jeito nenhum.


Ciro Gomes lidera em lista de “segunda escolha”, aponta pesquisa

O ex-ministro Ciro Gomes aparece como o mais bem colocado em uma lista de “segunda escolha” dos eleitores, conforme pesquisa realizada pelo Ipespe. Em um cenário sem o pedetista, Lula seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidos.

Em um cenário sem o petista, Ciro Gomes aparece fortalecido liderando com 27% a lista dos nomes escolhidos como segunda opção, caso o primeiro candidato do eleitor abandone ou seja retirado da disputa para o Palácio do Planalto.

Em entrevista ao jornalista Matheus Leitão, da Veja, o cientista político Antônio Lavareda, responsável pelo Ipespe, disse que os números são importantes para o pedetista, pois Ciro Gomes é o ‘reserva’ de Lula. “Se Lula não pudesse concorrer ele daria um salto”, disse Lavareda ao colunista da revista.


Relembre outros pré-candidatos que desistiram de disputar a eleição para presidente em 2022

Além de Doria, outros nomes apontados como pré-candidatos à presidente da República também desistiram de seguir em frente. O primeiro foi o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, que era apontado como um dos nomes alternativos na corrida eleitoral, depois o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) que em alguns momentos esteve em lugar de destaque nas pesquisas quando ainda era filiado ao Podemos. O ex-juiz da Operação Lava Jato deverá disputar uma vaga no Senado por São Paulo, seu novo domicílio eleitoral.

O PSDB deverá apoiar Simone Tebet (MDB) para a Presidência, mas uma ala do partido liderada pelo deputado federal Aécio Neves ainda trabalha a ideia de lançar o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como candidato dos tucanos.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem